Redes de água de material mais resistente devem fortalecer abastecimento no Centro

Por
Redes de água de material mais resistente devem fortalecer abastecimento no Centro
CACHOEIRA DO SUL
18 de novembro de 2024 - corsan-18112024

A Corsan iniciou, nesta segunda-feira (18), uma série de obras para reforçar o abastecimento na região Centro/Norte de Cachoeira do Sul. Com investimento de R$ 450 mil, a companhia vai construir novas redes, de material mais resistente a rompimentos, e instalar equipamentos que vão permitir o controle à distância da pressão nos encanamentos. As obras ddevem beneficiar cerca de 1,5 mil cachoeirenses.

A primeira delas ocorre na Rua Ivo Becker, onde está sendo construída uma rede com 2 mil metros de extensão e que irá abastecer exclusivamente os imóveis do Centro. Os outros bairros serão atendidos pela canalização já existente.

As novas tubulações serão de plástico PVC, que tem maior durabilidade e capacidade de suportar pressão que as redes antigas, de fibrocimento ou de ferro fundido.

Depois desta etapa, serão instaladas duas válvulas redutoras de pressão, que vão permitir o aumento ou diminuição do bombeamento de água à distância, conforme a necessidade. Também está prevista a implantação de oito ventosas, que são dispositivos para evitar o acúmulo de ar nas tubulações após interrupções no abastecimento e prevenir rupturas.

No reservatório da Rua Ivo Becker, será instalado um sistema de bombeamento (booster), para que a água chegue aos imóveis com maior força e mais rapidamente.