Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Rede da Corsan se rompe e bairros e localidades da zona norte ficam sem água

Rompimento de rede na Avenida dos Imigrantes levou Corsan a fazer intervenção nesta sexta-feira / Foto: Milos Silveira/OC

Rompimento de rede na Avenida dos Imigrantes levou Corsan a fazer intervenção nesta sexta-feira / Foto: Milos Silveira/OC

Um rompimento na rede de abastecimento de água da Corsan, na Avenida dos Imigrantes, no Bairro Oliveira, deixou diversos bairros da zona norte de Cachoeira do Sul sem fornecimento nesta sexta-feira (7).

Os bairros e localidades afetados são: Água Morna, Capão da Cruz, Funcap, Habitar Brasil, Marina, Passo do Moura, Promorar, Quinta da Boa Vista, Rincão dos Kieffer, Rincão dos Menezes, Vila Preussler e Volta da Charqueada.

Corsan alerta para oscilações na pressão da água

Segundo a Corsan, após o término do reparo, o abastecimento será retomado gradualmente, podendo ocorrer oscilações na pressão da água. A previsão inicial é de normalização ao longo do dia, porém, imprevistos na execução do serviço podem causar alterações no prazo de retorno do fornecimento.

Moradores devem se preparar para a instabilidade no abastecimento. A Corsan recomenda que, sempre que possível, a população economize água até que a situação seja completamente regularizada.

Queima de motor deixou 20 bairros sem água em Cachoeira do Sul

A oscilação e falta de energia elétrica desde a noite de quarta-feira (5) em determinados pontos da área urbana de Cachoeira do Sul afetou o sistema de distribuição de água em parte da cidade. Na madrugada desta sexta-feira (7) esta oscilação ocasionou a queima de um motor que realiza o bombeamento de água. Desta forma, o desabastecimento afeta 20 bairros, a maioria localizada na zona norte da cidade. A Corsan promete para o início da tarde a normalização do serviço.

Com isso, os bairros Centro, Ferreira, Forqueta, Habitar Brasil, Quilômetro Zero, Marina, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Parque Industrial, Poço Comprido, Promorar, Quinta da Boa Vista, São José, São Lourenço, São Luiz, Universitário, Volta da Charqueada, Rincão dos Kiefer e Vila Preussler ficaram desabastecidos.

Operação de recalque de água com uso de geradores levou ao transbordamento do reservatório da Praça da Caixa D’Água, no Centro de Cachoeira do Sul / Foto: Divulgação

A energia retornou no meio da manhã desta sexta-feira e a Corsan já substituiu o motor queimado. O sistema voltou operar e está em recuperação. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado no final da tarde, quando os reservatórios atingirem os níveis ideais para voltar a distribuir água.

Nesta semana, a Corsan também por falta de energia elétrica teve que acionar seus geradores na Estação de Captação, no Rio Jacuí, proximidades da Ponte do Fandango, e também na Estação de Tratamento, localizada no Bairro Marques Ribeiro. Além disso, afetou a distribuição causando o transbordamento do reservatório situado na Praça Borges de Medeiros (Praça da Caixa D’Água), no Centro, o que chamou atenção da população.

Sair da versão mobile