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Red Bull confirma dispositivo polêmico e FIA intensifica monitoramento para 2025

Red Bull confirma dispositivo polêmico de suspensão; apesar disso, equipe confirma que não fez em momentos ilegais da F1 / Foto: Artes Max Flickr

Red Bull confirma dispositivo polêmico de suspensão; apesar disso, equipe confirma que não fez em momentos ilegais da F1 / Foto: Artes Max Flickr

Um tema polêmico está dominando o mundo da Fórmula 1, envolvendo a equipe Red Bull. A escuderia admitiu a existência de um dispositivo controverso, responsável por ajustar a suspensão dianteira de seus carros.

As especulações de que uma equipe estaria alterando a altura do T-tray chegaram à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pouco antes do GP dos Estados Unidos, e a polêmica pode influenciar os palpites em plataformas como a Sportingbet Apostas. Saiba quando apostar e quando parar.

A controvérsia envolve a ilegalidade de um mecânico ajustar o T-tray, também chamado de “bib”, diretamente no cockpit. Esse ajuste permite que o carro seja otimizado para ficar mais baixo durante a classificação e mais alto na corrida, o que melhora o desempenho e evita punições relacionadas ao desgaste.

As equipes foram alertadas sobre essa prática no GP de Singapura e, no fim de semana do GP de Austin, a FIA investigou e revelou que a equipe envolvida era a Red Bull.

Red Bull confirma uso, mas não em condições proibidas

Vale destacar que a Red Bull divulgou detalhes sobre o projeto desse elemento em um sistema de “código aberto”. Essa prática é permitida durante os treinos, ou seja, não infringe o regulamento, mas o ajuste não pode ser utilizado na classificação, pré-classificação ou corrida.

Segundo a FIA, não há evidências de que a Red Bull tenha usado o ajuste durante o período de parc fermé, que engloba as condições proibidas mencionadas. A própria equipe confirmou que não fez qualquer ajuste após a montagem final do carro, ressaltando que o dispositivo não pode ser modificado após essa etapa.

“Sim, ele existe, embora seja inacessível quando o carro está completamente montado e pronto para correr. Nas várias correspondências que mantemos com a FIA, isso foi discutido, e concordamos com um plano para o futuro”, afirmou um representante da Red Bull.

Embora o assunto tenha sido esclarecido, a FIA intensificará o monitoramento desse sistema nos carros, garantindo que todas as equipes operem dentro das normas.

RB confirma que manterá RB20 com evolução para 2025

A Red Bull confirmou que o carro para a temporada 2025 será uma evolução do RB20, sem grandes investimentos em novos conceitos, mas com atualizações estratégicas.

“O que aprendemos neste ano é relevante para o próximo. Então, o carro do próximo ano será uma evolução deste. Há vários componentes do ano passado que foram reaproveitados, porque é assim que o teto orçamentário funciona. A menos que haja uma grande melhora de performance, não faz sentido [mudar]”, destacou Christian Horner, chefe da equipe.

Apesar de a Red Bull ter dominado o Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores, a equipe viu uma queda de desempenho ao longo da temporada. Max Verstappen ainda lidera a classificação de pilotos, mas a McLaren assumiu a liderança na disputa entre as equipes, o que acendeu um alerta dentro da Red Bull. No entanto, a situação não é suficiente para justificar grandes mudanças no projeto do carro.

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