30.8 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 2 março, 2021 - 14:28
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Recurso: Cachoeira espera reverter classificação

A Associação de Municípios do Centro-Serra (AMCserra) e a assessoria jurídica de Cachoeira do Sul encaminharam recurso da Região 27 (com sede em Cachoeira), tentando reverter a classificação prévia da 39ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, divulgado na sexta-feira (29). A classificação definitiva será divulgada na tarde desta segunda-feira (1º).

Conforme argumento apresentado pela AMCserra, a média final ponderada ficou dentro do tolerável para bandeira laranja, mas como a macrorregião dos Vales segue apresentando menos de 0,8 leitos livres para cada ocupado por Covid-19 e o indicador de incidência de novas hospitalizações da região de Cachoeira do Sul passou a ser avaliado em bandeira vermelha, aplica-se a salvaguarda, o que torna vermelha a bandeira final.

Os pedidos de reconsideração serão analisados pelo Gabinete de Crise. A vigência das novas bandeiras vai de 2 a 8 de fevereiro.

Saiba mais

O retorno de Cachoeira do Sul para bandeira vermelha é resultado da regra de salvaguarda, aplicada quando o indicador que mede hospitalizações por 100 mil habitantes ficar em preto ou vermelho e a razão entre leitos de UTI livres e ocupados por pacientes Covid-19, na macrorregião, for menor ou igual a 0,8. Nesta semana, com o aumento no registro de hospitalizações por pacientes confirmados para Covid-19, o indicador proporcional a 100 mil habitantes passou para bandeira vermelha.

Na versão preliminar do Distanciamento Controlado desta semana, a região de Cachoeira do Sul obteve a mensuração final compatível à bandeira vermelha. Dos seus quatro indicadores regionais, Cachoeira do Sul alcançou classificação de risco altíssimo (bandeira vermelha) em três deles. É o caso do número de hospitalizações por Covid19 para cada 100 mil habitantes, da projeção de óbitos e do indicador de velocidade do avanço (variação das hospitalizações confirmadas Covid).

Houve aumento nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos 7 dias, que passaram de 9 para 12 registros nesta semana, aumento de 33%. Com o registro de 6 óbitos nos últimos sete dias, houve aumento de 500% em relação aos registrados na semana anterior (1 óbito).

No caso do indicador de Ativos sobre recuperados, a região registrou 358 ativos e 1.075 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0.33, uma piora em comparação a mensuração anterior, que estava em 0.35.

Destaca-se que a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é bastante elevada, refletindo na bandeira vermelha para o indicador de incidência na região.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região