Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Receita alerta para novo golpe envolvendo restituição do Imposto de Renda

Imposto de Renda: criminosos aproveitam a pressa dos contribuintes com a proximidade do prazo final de entrega da declaração para desenvolverem novo tipo de golpe / Foto: Divulgação

 

Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova modalidade, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco.

Segundo a Receita, os criminosos enviam e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado.

A Receita lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais.

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, afirmou o órgão.

O prazo para enviar a declaração do IR 2022 termina no 31 de maio. Pelo calendário de restituição, os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando também no próximo dia 31.

Quem não declarar o imposto até o fim do prazo fica sujeito ao recebimento de multa, cujo valor é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Até a última quinta-feira (12), a Receita Federal informou que já foram entregues 20,89 milhões declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

 

Sair da versão mobile