EJA
O Projeto Conexão EJA @SMEd&Sine foi homenageado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Receberam a homenagem, proposta pelo Legislativo, o prefeito José Otávio Germano, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, a coordenadora do Sine em Cachoeira do Sul, Leidy Marques Festinalli, Gilmar de Almeida Sima (Gerente Geral da unidade Stok Cachoeira) e Elisandra Vargas (Analista de recursos humanos do Stok). O Stok Center é a primeira empresa a aderir ao Conexão.
CHATODÔ
O deputado estadual Eric Lins (PL) destinou emenda parlamentar de R$ 100 mil para custeio do restauro do espelho d’água do Château d’Eau de Cachoeira do Sul. O documento que confirma a destinação da emenda foi entregue para a vice-prefeita Angela Schuh.
Saúde
Lideranças das localidades de Enforcados e Capão da Cruz estiveram reunidas com o secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró. Em pauta, mudanças operacionais que propiciem mais facilidade no acesso à assistência médica na rede pública. Com abaixo-assinados, os representantes sugeriram que o atendimento aos usuários do SUS, atualmente oferecido pela ESF Ferreira, passe a ser prestado pela Estratégia de Atenção Primária (EAP) do Bairro Marina. Outra opção apresentada pela comissão foi descentralizar o atendimento, com profissional médico para atender diretamente nas localidades, pelo menos um dia da semana, usando como local os pavilhões comunitários.
Social
A Secretaria de Inclusão Social (SMIS) recebeu uma doação de 172 cestas básicas, com 20 quilos cada, do Grupo Grazziotin. As doações serão entregues nos serviços sociais CREAS e CRAS.
Lula-lá e os 37
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira 16 ministros para o próximo governo. Até o momento, já tinham sido anunciados Fernando Haddad, na Fazenda; Rui Costa, na Casa Civil; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio, na Defesa; Mauro Vieira, na Relações Institucionais. A cantora Margareth Menezes já havia informado que aceitou o convite para o Ministério da Cultura, que será recriado.
Segundo Lula, na próxima semana serão anunciados outros 16 ministros.
Ao todo, serão 37 ministérios.
Ministério anunciados hoje:
- Advocacia-Geral da União (AGU): Jorge Messias (procurador da Fazenda Nacional);
- Controladoria-Geral da União (CGU): Vinícius Marques de Carvalho (Advogado e professor de direito comercial da USP. Ex-presidente do Cade);
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Luciana Santos (presidente do PCdoB);
- Ministério da Cultura – Margareth Menezes (cantora);
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: Geraldo Ackmin (vice-presidente eleito);
- Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome: Wellington Dias (ex-governador do Piauí);
- Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania: Sílvio Luiz Almeida (Professor da Universidade de Columbia (EUA) e Fundação Getulio Vargas)
- Ministério da Educação – Camilo Santana (ex-governador do Ceará);
- Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos: Ester Dweck (Professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
- Ministério da Igualdade Racial: Anielle Franco (professora);
- Ministério das Mulheres: Cida Gonçalves (ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher);
- Ministério de Portos e Aeroportos: Márcio França (ex-governador de São Paulo);
- Ministério da Saúde: Nísia Trindade (presidente da Fiocruz);
- Ministério do Trabalho e Emprego: Luiz Marinho (ex-prefeito de São Bernardo-SP);
- Secretaria-Geral: Márcio Macedo (deputado federal PT-SE);
- Secretaria de Relações Institucionais: Alexandre Padilha (deputado federal PT-SP)
*EntreLinhas é uma coluna de opinião política com veiculação exclusiva no Portal OCorreio