Ranolfo visita o monumento do Cristo Protetor

Por 14 de maio de 2022

Crédito: Gustavo Mansur

Cumprindo agendas pelo interior do Estado neste sábado, o governador Ranolfo Vieira Júnior esteve durante a tarde em Encantado, no Vale do Taquari, para uma visita ao monumento do Cristo Protetor. Concluída no final de abril, a estátua é considerada a maior do país e mede 43,5 metros, incluindo o pedestal.

Contemplado pelo programa Pavimenta do governo do RS, o município de Encantado foi dotado, em dezembro do ano passado, de um convênio entre o Estado e a prefeitura para a qualificação da estrada em direção ao Cristo. O Estado investirá R$ 4 milhões para a execução das obras em um trecho de 2,28 quilômetros que dá acesso ao ponto turístico. Também está prevista a construção de um passeio lateral para pedestres. O depósito do valor foi realizado esta semana, como destacou o governador, ao dimensionar o papel do monumento e das obras no seu entorno para o turismo e o desenvolvimento na região.


“Este é um sábado especial e abençoado. Fomos até o coração do Cristo, no nono andar, e realmente é algo extraordinário. Esta semana também fizemos o depósito do valor que vai ajudar a viabilizar o acesso asfáltico até a estátua. Turismo significa desenvolvimento econômico, e esta iniciativa é de extrema importância não só para o desenvolvimento de Encantado, mas de toda a região” – governador Ranolfo Vieira Júnior


Além de viabilizar a visitação ao monumento do Cristo, a pavimentação do trecho beneficiará moradores de Encantado que trafegam na estrada vicinal – EN 340, que conecta as comunidades da Sede a Linha Garibaldi e Linha Argola, até o município de Capitão.

O monumento

O Cristo Protetor de Encantado supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Somente a estátua mede 37,50 metros. A envergadura dos braços é de 39 metros. A obra foi esculpida pelo artista cearense Markus Moura, e teve início em 2019. A construção contou com recursos oriundos da comunidade e de empresários, que formaram a Associação Amigos do Cristo.

O monumento fica aberto ao público aos sábados e domingos. Os visitantes podem subir até o coração da estátua, de onde é possível apreciar a vista panorâmica da cidade e do Vale do Taquari. Segundo a organização do local, mais de 50 mil pessoas já visitaram o monumento.