Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Ranking sobre saúde primária: Cachoeira do Sul tem 4º pior desempenho regional

Os municípios brasileiros seguem avaliando os resultados divulgados pelo Ranking Previne Brasil 2023. Na Região 27, Cachoeira do Sul figura na 4ª pior colocação entre 12 municípios (confira na imagem abaixo). O programa da União é voltado para a saúde primária e reverte notas altas em maiores valores de repasse financeiro para as prefeituras.

Em termos estaduais, Cachoeira do Sul ficou na 263ª posição entre os 497 municípios.

Coqueiro do Sul obteve a melhor colocação de um município gaúcho no ranking nacional (11ª posição).

Confira:

Crédito: Reprodução

Saiba mais

O Previne Brasil tem o objetivo de melhorar o acesso aos serviços da atenção primária e aumentar o vínculo entre a população e a equipe de saúde. Baseado em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais, o programa equilibra valores financeiros per capita, considerando a população cadastrada nas
equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com o grau de desempenho assistencial.

O financiamento federal para a atenção primária à saúde é baseado em sete indicadores. Cada município recebe o recurso financeiro conforme as metas alcançadas em cada indicador de saúde.

A avaliação é realizada pelo Ministério da Saúde a cada quatro meses, verificando as ações estratégicas de pré-natal, saúde da mulher, da criança e doenças crônicas. Desta forma, o município recebe o repasse do governo federal para custear os serviços conforme o cumprimento de metas.

Sair da versão mobile