O tão esperado início da duplicação da RSC-287, uma antiga reivindicação da Região Central do Estado, está próximo de se tornar realidade. De acordo com o diretor geral da Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, Renato Bortoletti, a expectativa é que a obra – que ainda aguarda o licenciamento ambiental em tramitação na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – inicie até o mês de junho.
Durante encontro com a imprensa, nesta terça-feira, junto ao Posto Chama, em Venâncio Aires, ele detalhou os trabalhos já realizados na rodovia e o cronograma de investimentos para 2023. No evento, Bortoletti confirmou que a duplicação vai começar entre os quilômetros 28 e 30 em Tabaí e 102 e 105 em Santa Cruz do Sul, contemplando quatro quilômetros de trechos urbanos.
Já a duplicação do trecho rural, que compreende 30 quilômetros entre Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, deve começar a partir de setembro. “Vamos sair com duas frentes para a duplicação da rodovia, como uma estratégia de antecipação dos trabalhos. Essa primeira fase deve ser entregue até o final de 2024”, destacou.
Na ocasião, Bortoletti também apresentou os números sobre o tráfego de veículos nas praças de pedágio, explicou sobre os trabalhos que serão feitos na rodovia neste ano e fez o balanço das obras no primeiro ano de concessão.
Movimentação nas praças de pedágio – O crescimento do tráfego na RSC-287 foi um dos pontos abordados durante a explanação, com a apresentação dos números do fluxo de veículos nas cinco praças de pedágio sob concessão da Rota de Santa Maria. Na P01 (Taquari), a média é de 7,1 mil veículos por dia. A P02 (Venâncio Aires) registra o maior tráfego do trecho, com 12 mil veículos/dia. Na P03 (Candelária) são 8,3 mil/dia e na P04 (Paraíso do Sul), 5,9 mil/dia. A P05, em Santa Maria, registra em média, 9 mil/dia.
Obras nas praças de pedágio – As obras das praças de pedágio de Candelária e Venâncio Aires, que foram iniciadas em 2022, devem ficar prontas até a primeira quinzena de março. Em Candelária, a pista automática no sentido Tabaí – Santa Maria deve ficar fechada pelos próximos 45 dias, devido à etapa final da reforma. As outras pistas continuam operando de forma mista, sendo obrigatória a parada do motorista para o registro da placa.
Investimentos em tecnologia – Os investimentos em tecnologia, que serão feitos ao longo dos 204 quilômetros entre Tabaí e Santa Maria, também foram apresentados nesta terça-feira. Conforme Bortoletti, a concessionária vai instalar 14 radares, 18 faixas monitoradas e quatro redutores de velocidade, todos equipamentos do Sistema de Tráfego Inteligente (ITS).
Além disso, haverá um circuito fechado com 260 câmeras de monitoramento 24 horas. “Com as imagens, será possível identificar veículos parados na rodovia, auxiliar no controle de velocidade, fazer visualização noturna e monitorar o comportamento no trânsito”, explica. Outra novidade serão os painéis fixos de mensagens em pontos da rodovia em Tabaí, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária e Santa Maria. Através deles, será possível informar os motoristas sobre situações na pista, como acidentes ou congestionamentos.
Ao longo da rodovia, também serão instalados 21 pontos do sistema de analisador de tráfego, que identifica os veículos e capta informações relevantes. A rodovia também contará com estações meteorológicas para informar os motoristas sobre o tempo. “Tudo isso será possível com um grande investimento em fibra óptica na extensão da RSC-287 que será feito pela concessionária”, completou.
Permanente – Além dos trabalhos de recuperação permanente, em toda a extensão da rodovia, a Rota também já trabalha na preparação da duplicação, com obras de drenagem. Ainda no primeiro semestre de 2023, será iniciada a construção de terceiras faixas em Santa Maria e as melhorias em 11 acessos neste mesmo trecho. Já o processo de implantação de balanças de pesagem de carga deve ser concluído em 2024, sendo a primeira em Taquari.