A Operação Outsiders realizada pela Polícia Civil de Cachoeira do Sul com a participação de equipes policiais da região, na manhã desta desta sexta-feira (7), resultou na prisão dos executores da morte do cachoeirense João Alberto Oliveira Carneiro, 52 anos, crime que aconteceu em novembro de 2024, na Volta da Charqueada. A investigação apontou que foram disparados 75 tiros.
De acordo com a Polícia Civil, os executores foram Alisson Soares Lucas, Guilherme Ribeiro Tavares, Eduardo Machado de Melo e Carlos Luis Nunes Junior. Os mandantes que auxiliaram na logística do crime – que já estavam presos – foram Taciane dos Santos Pacheco, a Maninha – presa em Rio Pardo; Arthur Purper Fagundes, de Cachoeira; Alan Patrique Nunes Paz – foi preso em Venâncio Aires; Tiago Tonidandel – preso em Charqueadas; Cláudio Mendes Pacheco, o Toquinho, de Santa Cruz do Sul, preso em Charqueadas; Leonardo Macedo Cunha, preso em Charqueadas ; Everton Daniel Ferreira dos Santos, o preso em Charqueadas. Conforme a Polícia Cívil ainda restam dois foragidos: um de Cachoeira e um de Santa Cruz.
OPERAÇÃO ENVOLVEU POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO
Participam da operação a DRACO, SIPAC e Delegacia de Polícia de Cachoeira do Sul, Delegacia de Polícia de Rio Pardo, Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, Delegacia de Polícia de Charqueadas e DRACO, DPPA, 1ª e 2ª DPs de Santa Cruz do Sul, em um total de 37 Policiais Civis.
CRIME ACONTECEU NA VOLTA DA CHARQUEADA
A operação tem origem na investigação da DRACO de Cachoeira do Sul sobre o homicídio de um homem de 52 anos de idade em 28 de novembro de 2024. Na ocasião, a vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo e, no local, foram apreendidos 75 estojos de calibre 9mm. Conforme apurado, o delito foi retaliação de facção criminosa em face outro homicídio ocorrido oito dias antes.