21.4 C
Cachoeira do Sul
sábado, 16 janeiro, 2021 - 06:02
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Quem irá comandar a Câmara pelos próximos quatro anos

Luis Paixão, Azevedo da Susepe, Magaiver Dias e Ronaldo Trojahn serão os presidentes da Câmara na 18ª legislatura / Fotos: Divulgação / Arte sobre fotos: Milos Silveira

Negociações entre os vereadores eleitos e os respectivos partidos definiram quem serão os presidentes pelos próximos quatro anos da Câmara de Cachoeira do Sul. A posse dos eleitos da 18ª legislatura acontece às 10h desta sexta-feira (1º), na própria Câmara, em solenidade com restrições à presença de público, mas com transmissão ao vivo pelo site da Câmara e pelo Facebook e YouTube da casa.

A partir do acordo que contou com adesão tanto formal quanto informal de pelo menos 10 vereadores, ficou estabelecido que em 2021 quem assume a cadeira do presidente é Luis Paixão (PP). O segundo a assumir a presidência, em 2022, será Azevedo da Susepe (Republicanos). Em 2023, será a vez do estreante Magaiver Dias (PSDB), seguido de Ronaldo Trojahn (PSB) em 2024.

Um documento que formaliza o acordo foi assinado pelos vereadores Luis Paixão, Marcelinho da Empresa e Itamar Luz (PP), Azevedo da Susepe e Alex da Farmácia (Republicanos), Magaiver Dias (PSDB) e Daniela Santos. Pelo menos outros três parlamentares que não assinaram o acordo teriam acenado positivamente com a maneira como a Mesa Diretora da Câmara será comandada pelos próximos quatro anos.

 

PERFIL

OS PRÓXIMOS PRESIDENTES DA CÂMARA

Luis Paixão, o exigente

Técnico em Radiologia de formação, Luis Alberto Paixão se encaminha para o terceiro mandato como vereador em Cachoeira do Sul. Acumula ainda a experiência de já ter sido presidente da Câmara, em 2013, quando comprou briga com um grupo da cidade na área da comunicação por se posicionar favorável à adoção do Diário Eletrônico no Legislativo. Notabilizou-se politicamente por ser um parlamentar exigente, de posições fortes. No Poder Executivo, foi diretor administrativo da Secretaria Municipal da Saúde no governo Marlon Santos.

 

Azevedo da Susepe, o defensor dos servidores

Servidor concursado da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e lotado no Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, o vereador Nelson Azevedo Júnior se encaminha para o segundo mandato na Câmara. Reeleito, ele se despede da cadeira de presidente para reassumi-la em 2022. No Legislativo, pauta seu trabalho na defesa dos servidores públicos e em pedidos de providências por melhorias estruturais na cidade e no interior, além de setores básicos como a saúde e a educação.

 

Magaiver Dias, o reivindicador

Digital influencer que está entre as personalidades de maior alcance em multiplataformas e nas redes sociais de Cachoeira do Sul, o novato Magaiver Dias galgou sua cadeira na Câmara com um estilo inédito, na cidade, de construir seu nome politicamente. Com um celular na mão, ele perambulou por muito tempo pelas ruas da cidade mostrando os mais variados problemas do cotidiano, de buracos de rua a paradas de ônibus sucateadas, e sem poupar críticas ao prefeito e ao governo. Tornou-se, assim, um reivindicador nato por melhorias aos mais variados setores e segmentos. Dessa forma, foi ganhando seguidores, formou diversos grupos nas redes sociais e em WhatsApp e hoje possui uma das maiores agendas de contatos de Cachoeira do Sul, formada tanto por nomes conhecidos quanto por uma ampla maioria de anônimos dos bairros e vilas da cidade.

 

Ronaldo Trojahn, o Alemão Trabalhador

Mais experiente entre todos os que vão ocupar a presidência da Câmara pelos próximos quatro anos, o empresário Ronaldo Trojahn sentará por último na cadeira de presidente, em 2024. Ele se encaminha para seu terceiro mandato legislativo, mas já foi vice-prefeito, secretário municipal de Obras, de Desporto e de Meio Ambiente. Na Prefeitura, era comum ele ir para os canteiros de obras literalmente colocar a mão na massa junto com a peonada, no cabo da pá e da enxada. Seu perfil mais operacional fez muitos lhe apelidarem como Alemão Trabalhador.

 

18ª LEGISLATURA DA CÂMARA DE VEREADORES DE CACHOEIRA DO SUL:

(1º/01/2021 a 31/12/2024)

  • Kader Saleh (PL)
  • Marcelo Figueiró (MDB)
  • Jeremias Madeira (PL)
  • Daniela Santos (PL)
  • Magaiver Dias (PSDB)
  • Ronaldo Trojahn (PSB)
  • Marcelinho da Empresa (PP)
  • Luis Paixão (PP)
  • Alex da Farmácia (REPUBLICANOS)
  • Antonio da Saúde (PSDB)
  • Azevedo da Susepe (REPUBLICANOS)
  • Itamar Luz (PP) – irá para o governo José Otávio / entra Carolina Larrondo (PP)
  • Felipe Faller (PSL)
  • Telda Assis (PT)
  • Dudu Moyses (PODE)
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região