Subestação da RGE em Cachoeira: problema em rede da concessionária deixou sem energia parte da região nesta quarta-feira / Foto: Milos Silveira/OC
Uma parte da zona urbana e localidades rurais da metade sul de Cachoeira do Sul, e dos municípios de Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul ficaram sem energia nesta quarta-feira (5), por um período de aproximadamente sete horas. A origem do problema foi numa rede da concessionária RGE que afetou bairros como Tibiriçá e Universitário, prejudicando atividades industriais do complexo da Screw e a rotina acadêmica do campus da Ulbra Cachoeira do Sul, entre outros pontos dessa região.
A queda de energia aconteceu por volta das 8h40min. Embora não haja confirmação oficial, a reportagem do Portal OCorreio apurou que o problema teria ocorrido numa rede que interliga a subestação da RGE, na zona norte da cidade, às regiões atingidas. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da RGE limitou-se a informar que a concessionária “atendeu uma ocorrência emergencial na rede elétrica que abastece a região. O fornecimento de energia foi normalizado por volta das 15h20min”. Mais informações não foram divulgadas pela concessionária.
A CELETRO teve seus serviços de distribuição de energia diretamente prejudicados pela falta de energia ocasionada por problemas em rede da RGE. Ao todo, 14 localidades de Cachoeira do Sul, três em Encruzilhada do Sul e uma em Caçapava do Sul que fazem parte da área de atuação da cooperativa ficaram sem energia durante o período de atendimento prestado pela RGE nas redes sob responsabilidade da concessionária.