De segunda-feira a sexta-feira, às 8 horas, as famílias de 178 alunos matriculados em oito escolas da Rede Municipal de Ensino, levam suas crianças para a escola e podem ir tranquilos para suas atividades: eles têm escola garantida em tempo integral O Programa Escola em Tempo Integral, criado pelo Governo Federal, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, cumprindo a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Em Cachoeira do Sul, neste primeiro momento, com o envio de R$ 368.526,74, foi possível abrir 178 vagas (100 para pré-escola e 78 para crianças de até 3 anos). De acordo com a secretária de Educação, Solanje Louzada, o Município aderiu primeiro a implantação do turno integral na educação infantil devido a demanda de crianças nesta idade em que os pais buscam por essa oportunidade. Com a implantação do Turno Integral, as crianças ficam cerca de 9 horas por dia no ambiente escolar.
As 178 vagas foram distribuídas em oito escolas que tinham espaço físico para atender a nova demanda. A adesão pelas escolas da rede municipal não era obrigatória, mas encaminha-se para ser uma realidade com o passar dos anos. “A meta agora é anualmente ir progredindo na implantação da Escola de Turno Integral para novas instituições de ensino e para os demais anos do ensino fundamental até abranger todo o ensino fundamental”, explica Solanje.
50 horas semanais
O Programa Escola em Tempo Integral possibilita que cada criança tenha 50 horas semanais de atividade, já que até a hora do almoço ou a tradicional hora do soninho ganham um olhar especial dos educadores. Solanje explica que os alunos do turno integral tem uma metodologia diferenciada de trabalho. “Neste programa se trabalha o desenvolvimento da criança de forma integral. Todos os momentos são de aprendizado e acompanhados por professores”, frisa ela. Durante o dia são oferecidas oficinas alternadas como: musicalização, recreação, jogos, arte e letramento. A proposta é trabalhar todos os temas previstos de uma forma leve e motivadora, já que as crianças passam a maior parte do seu dia dentro do ambiente escolar. Na escola, eles recebem três refeições: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, com cardápio balanceado e adequado a idade, preparado por nutricionistas da Secretaria de Educação.
Importante
Um total de R$ 368.526,74, que é 50% do investimento da União para o período de um ano, já está disponível para o Município. Do valor, 30% podem ser investidos em capital e 70% em custeio. Com o recurso, a Secretaria deve equipar e dar condições para as escolas para o atendimento das crianças. O recurso não pode ser aplicado em alimentação e nem para pagar os salários dos professores.
As escolas com turmas de turno integral
– EMEF Alarico Ribeiro (Alto do Amorim)
– EMEF Maria Pacicco de Freitas (Bairro Bom Retiro)
– EMEI Apcrim (Bairro Frota)
– EMEI Cristo Rei (Bairro Cristo Rei)
– EMEI Girassol (Bairro Marques Ribeiro)
– EMEI Nossa Senhora Aparecida (Bairro Bom Retiro)
– EMEI Sagrado Coração de Jesus (Bairro Promorar)
– EMEI Trem da Alegria (Bairro Quinta da Boa Vista)
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI
Leia mais notícias sobre “EDUCAÇÃO” CLICANDO AQUI