O título acima é destacado pelo jornalista, escritor, pesquisador e músico Victor Paiva em sua matéria de 22/07/2021, no Site Hypeness em que manifesta, entre outras importantes colocações, a frase a seguir…
“Um estudo realizado por cientistas da Pennsylvania State University, nos EUA, comprovou que a quase totalidade das nossas preocupações mais recorrentes não se concretizam: em suma, nossos medos mais frequentes não se tornam realidade em 91% dos casos, e não mereciam ocupar nossa atenção desde o princípio”, destaca Victor.
Pior é que nós próprios testemunhamos isso em nosso comportamento, pois quantas e quantas vezes já nos preocupamos, desnecessariamente, quando aquilo que tanto temíamos que acontecesse não aconteceu… Ufa.
Já imaginou, quantos pensamentos e sentimentos negativos em vão tornaram a nossa vida tão desagradável e sombria naqueles momentos. Quanto desperdício de paz e de tranquilidade cometemos.
Mas de que vale, afinal, apontar agora aquilo que tanto nos prejudicou sem necessidade, e que até já passou?
Vale para que possamos enxergar de forma clara e evidente a tamanha incoerência que é sairmos nos preocupando pela vida afora, tão rotineiramente, por situações que sequer são ou serão reais, não passando de fantasias criadas apenas em nossa mente…
Que paremos o quanto antes possível de cultivar o destrutivo hábito de sofrer sem razão, acreditando que ilusões sejam verdades. Só depende de nós.
Se tivermos que pensar a respeito de determinadas situações, pensemos no que gostaríamos que acontecesse, não no contrário disso, pois se o pior tiver que vir, não será certamente a nossa preocupação que o impedirá, até porque nada acontece por acaso, mas sim porque deveria acontecer, queiramos ou não.
Há uma sábia frase de Masaharu Taniguchi que expressa bem o que foi abordado aqui: “As preocupações causam muitos males e nenhum benefício”. Nenhum!
Se ocupe, mas não se preocupe.
O melhor de tudo é que a gente tem opção. A começar por concordar ou não com as afirmações acima.
Ótima semana, queridos leitores e leitoras!
Cleo Boa Nova é publicitário, palestrante, escritor, músico e comunicador, autor dos livros “A Nossa Vida é a Gente Quem Cria. Senão Não Seria a Nossa Vida.” e “Viva Feliz o Dia de Hoje. Viva!” e autor-intérprete do CD “Paz e Alegria de Viver”.