Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Qual perfil do eleitor cachoeirense para a eleição de 2022?

Urna eletrônica foi equipamento usado na votação / Crédito: EBC

Urna eletrônica foi equipamento usado na votação / Crédito: EBC

Crédito: EBC

Em uma semana, o eleitor cachoeirense tem um encontro com seu compromisso de votar. Em um pleito que definirá deputados estadual e federal, senador, governador e presidente, 66.949 votantes estão aptos no Município, sendo 35.961 via biometria – 53,71 % do total.

As mulheres formam a maioria: 52,50 % de todos os eleitores, ou seja, 35.149. A maior parte das votantes do sexo feminino tem entre 45 a 59 anos, somando 8.356 eleitoras (23,77 %). Já entre os homens, a mesma faixa etária conta com 7.634 eleitores, chegando a 24,01 % do universo masculino de votos em Cachoeira do Sul.

No recorte de grau de instrução, a maior fatia do eleitorado cachoeirense tem o Ensino Fundamental incompleto: 20.987 votantes no Município.

Fonte: TSE

De acordo ainda com dados do Tribunal Superior Eleitoral, 10.875 eleitores de Cachoeira do Sul possuem filiação partidária. Ou seja, 16,2% do total do eleitorado cachoeirense tem ficha em uma sigla. O resultado é uma média aproximada de um filiado a cada seis eleitores.

Fonte: TSE

A votação em primeiro turno das eleições ocorrerá no primeiro domingo de outubro, ou seja, já no próximo dia 2.

O horário de votação será das 8 horas às 17 horas em todos os estados do país, respeitando o fuso horário de Brasília.

Os resultados começarão a ser divulgados a partir das 17 horas.

Para que um pleito seja concluído, os candidatos precisam conquistar mais da metade dos votos válidos, ou seja, sem contar os brancos e os nulos.

Dessa maneira a disputa final em duas etapas, os dois candidatos mais votados passam ao segundo turno e vence o que tiver mais da metade dos votos válidos, excluídos brancos e nulos.

Vale lembrar que apenas existe possibilidade de segundo turno para os cargos de presidente e governadores.

Sair da versão mobile