PT confirma Edegar Pretto como pré-candidato ao Governo do RS

Por 14 de setembro de 2021

O PT confirmou nesta segunda-feira o nome do deputado estadual Edegar Pretto como pré-candidato do partido para disputar o governo do Estado nas eleições de 2022. O anúncio foi feito em evento que marcou o lançamento do movimento “Rio Grande e presente. Para toda a sua gente”, que teve a participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, do senador Paulo Paim e de deputados e deputadas das bancadas estadual e federal do partido.

Segundo o PT, a candidatura de Pretto foi chancelada pelas lideranças do partido e por debates que ocorreram em 27 regiões do Estado.

No evento, ele foi apresentado pelos ex-governadores Tarso e Olívio.

Natural de Miraguaí, Edegar Pretto tem 50 anos é filho de Adão Pretto, ex-deputado federal que faleceu em 2009. Edegar é formado em Gestão Pública e está em seu terceiro mandato como deputado estadual, tendo sido o mais votado do PT nas últimas três eleições para a Assembleia Legislativa. Ele também presidiu a Casa em 2017.

Presidente estadual do PT, o deputado federal Paulo Pimenta afirmou que, a partir dessa oficialização, o partido vai ampliar as discussões com siglas aliadas para a construção de um projeto alternativo aos últimos governos do Estado. Uma das expectativas do partido é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provável candidato à presidência, venha ao Estado e possa participar de eventos ao lado de Edegar.