17 C
Cachoeira do Sul
domingo, 7 março, 2021 - 03:06
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

PT comemora seus 39 anos de existência

 

 

Neiron Viegas, ex-prefeito pelo partido

O Partido dos Trabalhadores (PT) completa no próximo domingo (10) seus 39 anos de fundação. Em Cachoeira o partido foi fundado por Luiz Machado, Luiz T. Vargas, Adroaldo Carlos, Ângelo Sena, Evaldo Weber e Flávio Carlos.

O PT esteve nass eleições de 1982, tendo como candidato a prefeito Jorge Domingues (Janjão), teve na nominata para vereadores, entre outros, Alceri Rodrigues, Ângelo Sena (Tustão), Flávio S. Carlos (mais votado) e para deputado, concorreu Luiz Machado.

O PT participou de todas as eleições municipais de 1982 para cá. Foram candidatos a prefeito: Jorge Domingues (Janjão); Nei Sena/Lair Vidal; Marta Caminha/Ézio Gomes; Marta Caminha/Pedro Paulo; Theonas Oliveira/ Gildásio Bintencourt; Neiron Veiga/Mariana Carlos; Mariana Carlos/Ivan Peixe. Foram vereadores do PT: Luiz Machado, Nair Bonugli, Julia Tavares, Nei Sena, Neiron Veigas, Mariana Carlos, Vinícius Cornelli e Bombeiro Frankini.  Atualmente, a vereadora do PT é a professora Telda Assis. No mandato do então vereador Luiz Machado, o vereador Marco Lisboa passou do PMDB ao PT e, no mandato do Nei Sena, o vereador Ivan Ramom Chemeris do PTB, filiou-se no PT.

O PT viveu momento histórico em Cachoeira do Sul, quando teve pela primeira vez, o prefeito e a vice, dois vereadores, os mais votados, Vinícius Cornelli e Bombeiro Frankini e, em 2015, a presidência da Câmara Municipal de Vereadores com o Bombeiro Frankini, que acabou se filiando e concorrendo à reeleição pelo PMDB.

No Estado, o PT esteve em duas gestões com Olívio Dutra e Tarso Genro e à nível nacional foram duas gestões com Luís Inácio Lula da Silva e a segunda com Dilma, que sofreu impeachment em 2016.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região