A Negritude Socialista Brasileira (NSB) é o primeiro segmento organizado da história do PSB de Cachoeira do Sul. O ato inédito no partido e com a participação do secretário estadual da NSB, Paulo Leites, definiu Lucas Nascimento como o primeiro secretário municipal do segmento.
Ausente no ato de formalização devido a compromisso previamente agendado, Lucas foi representado pelo idealizador e secretário-geral adjunto da Negritude Cachoeirense, Daniel Costa. Na ocasião, o jornalista explicou o sentido de existência do segmento organizado da negritude. “Não se pode negar que nós, negros, sofremos discriminação em razão da cor. Então, por se tratar de uma questão tão específica, precisamos de dispositivos particulares. E o movimento da negritude serve de espaço para afirmação de consciência racial, de identidade e valorização cultural do povo negro”, destacou Daniel. Também participaram do ato o presidente do PSB de Cachoeira do Sul, Neorildo Dassi, o líder do Governo José Otávio Germano no
Legislativo, vereador Ronaldo Trojahn (PSB), e representantes da executiva do partido.
OS ELEITOS
1ª Executiva da Negritude Socialista Cachoeirense
Secretário Municipal: Lucas Nascimento
Secretário-Geral: Daniel Costa
1ª Secretária: Sabrina Nascimento
Secretário de Organização e Formação: Evandro Freitas
Secretária de Mulheres e Juventude Negra: Ananda Severo
Secretária de Finanças e Religiosidade: Ingrid Cardoso
Movimento Popular Socialista de Cachoeira tem novo comando
No mesmo ato de formalização da Negritude Socialista Cachoeirense, Armindo Macedo foi designado pelo coordenador de base nacional do Movimento Popular Socialista (MPS), Arnóbio Mulet, como o novo secretário-geral do Movimento em Cachoeira do Sul. A mudança faz parte do planejamento de reorganização do Movimento.