UFSM Cachoeira: pelo menos duas novas formas de ingresso ao ensino superior público estão em fase de estudo / Foto: UFSM Cachoeira/Divulgação
O Conselho Superior Universitário (Consu) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Campus Cachoeira do Sul trabalha na elaboração de novas formas de ingresso ao ensino superior público da instituição. Uma delas será o Processo Seletivo Seriado (PSS) que possibilitará a alunos de escolas públicas e particulares de Cachoeira e região realizarem provas nos três anos do Ensino Médio e, a partir de uma nota média, possam ingressar nos cursos de graduação sem necessidade de prestar as provas do Enem ou vestibular.
A revelação foi feita nesta quinta-feira (2) pelo diretor da UFSM Cachoeira do Sul, Anderson Dalmolin, em entrevista ao Programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango 102,5 FM. O Consu da UFSM também estuda a volta do vestibular em todos as unidades da universidade.
Segundo Dalmolin, se as novas formas de ingresso forem aprovadas na próxima reunião do Consu prevista para março ou abril, a implantação poderá ocorrer já no segundo semestre de 2023. Com isso, 30% das vagas ficarão com o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) (via Enem), 30% com o vestibular e 40% via Processo Seletivo Seriado.
Com informações de Carlos Simonetti/Rádio Fandango 102,5 FM