Protocolo prevê Centro Cultural Açoriano em Cachoeira do Sul

Por
Protocolo prevê Centro Cultural Açoriano em Cachoeira do Sul
Cultura
29 de março de 2023 - 338151387_967731461275569_1512708671236145001_n

Crédito: Ass. Com. / Prefeitura de São José do Norte

As comemorações pela passagem dos 20 anos de fundação da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul e 270 anos do povoamento Açoriano no Estado, comemorados em 2022, tiveram início com a inauguração do Monumento Açoriano de Gravataí, uma estrutura em alvenaria representando a fachada de um prédio ao estilo arquitetônico açoriano, com janelas de bordas arredondadas e parede colorida.

May be an image of 12 people, people standing and outdoors

Após a solenidade de entrega do monumento, a Caergs promoveu a recepção oficial à comitiva dos Açores, momento no qual a secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais do governo açoriano, Sofia Ribeiro, assinou, em conjunto com prefeitos, protocolos para a instalação de dez novos Centros Culturais Açorianos. A lista inclui Cachoeira do Sul. Os demais municípios são São José do Norte, Tavares, Alegrete, Arroio Grande, Gramado, Jaguarão, Porto Alegre, Santo António da Patrulha e São Gabriel.

“É exatamente em nome do futuro que queremos potencializar a celebração do nosso passado. Os 270 anos da nossa história comum foram importantes, mas devem ser consequentes, lançando as bases para uma mútua relação que se quer concreta e proveitosa. É neste contexto que surge o conceito, inovador e contemporâneo, dos Centros Culturais Açorianos. Serão espaços de exposição permanente de acervo cultural representativo da identidade açoriana, desde o artesanato até aos livros” – secretária Sofia Ribeiro

A solenidade teve fim como uma confraternização entre os presentes e as apresentações do Grupo de Danças Açorianas (Rancho Folclórico) da Caergs e do DTG província do Quero-Quero.

May be an image of 6 people, tree and outdoors

Participaram do evento a presidente da Caergs, Viviane Peixoto Hunter, a secretária da Educação e Assuntos Culturais do governo dos Açores, Sofia Ribeiro, o conselheiro da Diáspora Açoriana no RS, Regis Albino Marques, o diretor regional das Comunidades Açorianas, José Andrade, autoridades estaduais e prefeitos das cidades contempladas pelos centros culturais.

Mais detalhes sobre a instalação devem ser divulgados nos próximos dias pela entidade.