Passe Livre Estudantil é voltado para transporte intermunicipal de alunos de escolas e universidades / Foto: Metroplan/Divulgação
O governo do Rio Grande do Sul prorrogou o prazo do programa Passe Livre Estudantil, que oferece transporte para estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo regional e que estudam em cidade diferente de onde residem. O Passe Livre Estudantil é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), por meio da Diretoria de Transporte Metropolitano da Metroplan.
Os estudantes do interior devem procurar a prefeitura da cidade em que residem. Os municípios têm até 12 de maio para cadastrarem novos estudantes no Sistema Metropolitano (Simet) e para fazerem a renovação dos que frequentam cursos que necessitam de rematrícula semestral. Já o credenciamento das prefeituras que ainda não aderiram ao programa pode ser feito até 20 de abril, para que possam cadastrar os estudantes solicitarem o benefício.
Para o diretor de Transporte Metropolitano, Victor Hampel, a prorrogação permite que mais estudantes possam ter acesso ao programa. O diretor ressaltou, ainda, a importância do Passe Livre Estudantil, que possibilita a frequência regular dos beneficiários às universidades e escolas, evitando a evasão.