20.2 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 1 dezembro, 2020 - 08:42
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Propaganda nas redes sociais está proibida neste domingo

Além dos candidatos, título e local votação, o eleitor precisa ficar atento com o uso das redes sociais para evitar cometer crime de boca de urna / Foto: TSE/Divulgação

A veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral neste domingo (15) está proibida, inclusive nas redes sociais. Candidatos ou mesmo eleitores não podem publicar santinhos ou similares e nem pedir votos nas timelines do Facebook, Twitter e do Instagram, entre outras, bem como pelos stories dessas redes sociais e também do WhatsApp. Mensagens privadas de cunho eleitoral também estão proibidas.

Compartilhamentos de posts anteriores neste domingo, tipo #TBT, também estão proibidos. A lei eleitoral permite apenas a manutenção nessas plataformas de posts realizados até este sábado (14).

Quem descumprir as regras incorrerá em crime eleitoral e estará sujeito a responder pela prática de boca de urna na Polícia e na Justiça. A pena é de de seis meses a um ano, ou a prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa de quase R$ 16 mil.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 3722-4055, do Cartório Eleitoral de Cachoeira do Sul, bem como pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode ser baixado pela Apple Store e pela Play Store.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região