Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Projeto prevê censo para beneficiar autistas em Cachoeira do Sul

Autismo / Crédito: OC/Arte/Freepik

Autismo / Crédito: OC/Arte/Freepik

O presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, Magaiver Dias (PSDB) é autor de um projeto de lei que autoriza a criação do Programa Municipal de Censo de Inclusão das pessoas diagnosticadas com Transtorno Espectro Autista (TEA). Conforme o parlamentar, a lista de objetivos inclui:

Segundo Dias, para chegar aos objetivos do programa, serão realizados censos para obtenção de dados, como grau do TEA, a quantificação, a qualificação e a localização das pessoas com autismo “Com os dados obtidos por meio do censo, será elaborado o Cadastro Municipal de Inclusão de pessoas com TEA”, completa o vereador.

O censo do programa, conforme o projeto, deverá ser realizado a cada dois anos.

“A incidência dos casos de autismo no mundo não é unanimidade entre os pesquisadores. Por isso, a importância de algo palpável, ou seja, informações concretas sobre quantidade de casos, tipos de casos e outros dados importantes para que sejam feitas ações direcionadas e precisas. Toda a pessoa autista possui os mesmos direitos inerentes a pessoas com deficiência, incluindo acesso a políticas públicas. Para isso se efetivar, precisamos ter em mãos o número de pessoas diagnosticadas com TEA” – autor do projeto

Sair da versão mobile