Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Projeto na Câmara pode barrar candidatura de Lula

Um projeto de lei protocolado na Câmara dos Deputados pode barrar uma eventual candidatura do ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Conforme a proposta de autoria do deputado Junio Amaral (PSL-MG), cidadãos que tenham sido condenados à prisão ficariam inelegíveis por oito anos, mesmo em caso de anulação do processo ou da pena.

De acordo com a justificativa, o objetivo do projeto é impossibilitar a candidatura de condenados que conseguiram anular sentença apenas por causa de “formalidades” dos processos. O parlamentar nega que o projeto tenha sido elaborado para impedir Lula de concorrer no próximo pleito.

Lula foi condenado em segunda instância no âmbito da Operação Lava Jato, mas as sentenças foram anuladas. O Supremo Tribunal Federal declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, nos casos envolvendo o petista.

Para valer no pleito do ano que vem, o projeto do deputado mineiro teria que ser aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) até o próximo sábado, 2 de outubro – 1 ano antes da eleição.

Sair da versão mobile