A vereadora Daniela Denise Santos da Rosa (PDT) é autora de projeto que prevê o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social beneficiárias do Programa Bolsa Família e moradoras de rua e nos postos de saúde. A sessão da tarde desta segunda-feira (16) foi a primeira para o debate da proposta.
A sugestão é similar ao projeto apresentado pela também pedetista Tabata Amaral (SP). A deputada federal indicou a distribuição gratuita do produto em locais públicos e ganhou o apoio de deputadas e senadoras de diferentes partidos, além de profissionais de saúde e educação.
A justificativa da proposta apresentada é dar mais dignidade a mulheres pobres. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, já manifestou posição contrária.
De acordo com o texto defendido pela deputada, os custos ficariam a cargo do governo em custo aproximado de R$ 119 milhões ao ano. A proposta deixa a cargo do governo os critérios de quantidade, tipo de absorventes e locais de distribuição. Uma das opções levantadas no projeto é a entrega ainda em presídios.