Projeto Flores para Todos realiza ações de extensão em Cachoeira do Sul

Por 27 de junho de 2022

Crédito: PhenoGlad

Durante o mês de junho, o projeto Flores para Todos realizou duas ações com agricultores familiares em Cachoeira do Sul. A primeira das atividades foi o Roteiro Técnico sobre Dálias de Corte, que entregou resultados inéditos de um ano de cultivo de planta.

De acordo com o professor Nereu Augusto Streck, coordenador do evento, o objetivo destes ensaios é identificar as melhores cultivares para serem plantadas no Sul do Brasil. Além disso, estas dálias tem características especiais para serem usadas em arranjos florais e foram testadas em vários locais do estado, incluindo Cachoeira do Sul. Participaram do Roteiro Técnico extensionistas de vários municípios do Rio Grande do Sul que lideram o Projeto Flores para Todos junto às famílias rurais.

A segunda ação realizada foi uma oficina técnica sobre confecção de buquês, também em Cachoeira do Sul, para agricultores familiares. Desde o mês de abril esta já foi a quinta Oficina Técnica sobre buquês do projeto Flores para Todos no Rio Grande do Sul.

Segundo Streck, que ministrou a oficina técnica, essas atividades fazem parte da fase avançada do projeto Flores para Todos e estão sendo realizadas com os primeiros produtores que ingressaram na iniciativa, em 2018. “As famílias de produtores aprenderam o cultivo das flores nestes quatro anos e agora o Projeto está qualificando e profissionalizando elas com as técnicas mais modernas e usadas mundialmente na arte floral para agregar valor às flores produzidas na propriedade. Após passarem por este treinamento, as agricultoras estão aptas a serem empreendedoras e aumentar a renda da sua família” explica. O reitor da UFSM, Luciano Schuch, prestigiou a oficina técnica e recebeu buquês feitos pelas agricultoras durante o evento.