A Prefeitura de Cachoeira do Sul encaminhou o projeto de reforma administrativa para a apreciação da Câmara de Vereadores no fim da tarde desta quarta-feira (8). O objetivo é atingir a economia em cerca de R$ 1 milhão ao ano nas contas da Administração Municipal, totalizando R$ 4 milhões ao fim do atual mandato.
“É inegável a atualização da estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, e com este objetivo estamos propondo uma Reforma Administrativa, onde no referido projeto estamos extinguindo secretarias, cargos em comissão e funções gratificadas e fundindo estruturas a fim de que possamos administrar com modernidade e responsabilidade os recursos públicos”
trecho do projeto
De acordo com o projeto, atualmente, o Poder Executivo Municipal possui em sua estrutura administrativa um total de 201 cargos em comissão e funções gratificadas, os quais possuem transversalidade para lotação, distribuídos em 17 unidades administrativas (gabinete do prefeito, secretarias municipais, procuradoria jurídica e superintendência de Defesa Civil).
O projeto reduz para 173 cargos distribuídos em 14 unidades administrativas, havendo uma redução percentual de aproximadamente 14% no número total de cargos em comissão e funções gratificadas.
“A necessidade de uma modernização da Gestão Pública tem como marco inicial uma Reforma Administrativa, onde não podemos somente estarmos dispostos a alterar nomes de secretarias e/ou alterações de cargos, mas sim possibilitar que a Gestão Pública torne-se efetiva, eficiente e eficaz na prestação dos serviços postos à disposição dos munícipes, e ela é o marco inicial das mudanças necessárias para o bem coletivo”
trecho do projeto