20.6 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 29 setembro, 2020 - 20:15
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Projeto Corona Zero do Rotary chega ao Asilo Nossa Senhora Medianeira

Projeto em Cachoeira pelo Rotary Club Cachoeira. Fotos: Divulgação

O Rotary Club Cachoeira do Sul juntamente com os demais Rotarys, Casa da Amizade e Rotaract realiza o projeto Corona Zero no município. A iniciativa chegou na tarde de sexta-feira (11) no Asilo Nossa Senhora Medianeira, localizado na zona norte da cidade. Foram entregues 65 kits de testagem, bem como quatro kits de EPIs para a instituição.

Os kits de testagem RT- PCR vieram da Coordenação do Corona Zero, localizada em São Paulo, conforme a coordenadora do projeto, Elisabel Baptista, que também é diretora da Comissão de Projetos Humanitários. A atual presidente do Clube é Sanny Azambuja.

Elisabel disse que o trabalho é extremamente significativo, pois faz parte da Campanha Nacional “Todos pela Saúde-  uma aliança contra o Covid 19”  – visando à prevenção de um dos grupos mais vulneráveis pela doença, a população de idosos que residem nas instituições de longa permanência. “Este projeto iniciou  em maio com o objetivo de atingir 3.500 instituições”, afirmou.

ATENÇÃO

O Corona Zero é um desdobramento do Programa Hepatite Zero, por meio do qual os Rotarys Clubs brasileiros realizam mutirões para detectar pacientes da doença.

IMPORTANTE

O presidente do Corona Zero, Humberto Silva, que está à frente do Hepatite Zero e do Grupo Rotary em Ação, planeja erradicar mundialmente a Hepatite C. Ele considera uma desproporção se for considerado que os idosos abrigados nos lares representam menos de 1% população.

TESTE

O tipo de teste a ser aplicado para diagnosticar o vírus é o RT – PCR ( do inglês reverse transcriptase polymerase chain reaction), que é considerado o padrão ouro no diagnóstico do Covid 19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS COV 2  na amostra realizada preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

ABRANGÊNCIA

O projeto Corona Zero é desenvolvido pelo Rotary Club Internacional em parceria com o Rotary Brasil, Fundação Unibanco, Fundação Itaú e Hospital Albert Einstein. São 55 mil rotarianos no Brasil em 2.334 Clubs, lutando para promover a saúde nas instituições de longo permanência  espalhadas pelo Brasil.

Advertisement