Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Projeto Contraturno recebe Menção Honrosa do MP

Crédito: Divulgação

Cachoeira do Sul recebeu Menção Honrosa do Ministério Público pelo projeto Contraturno – Recomposição de Aprendizagens da Secretaria Municipal de Educação. O reconhecimento foi entregue nesta sexta-feira, em evento na sede do MP, em Porto Alegre.

A conquista foi comemorada pela vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh. “Resultado de muita dedicação e trabalho”, resumiu Angela.

Foram inscritas 95 práticas e destacadas aquelas com maior distinção, a partir de análise realizada com o apoio do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

O projeto de Cachoeira do Sul foi selecionado pelas potencialidades que demonstrou com a prática denominada Recomposição das Aprendizagens – Projeto Contraturno, que atende 400 alunos da rede municipal de ensino.

O projeto Contraturno atende estudantes em aulas de leitura, escrita e interpretação, matemática e ludicidade.

A criação foi motivada pela necessidade de recomposição da aprendizagem após o período da pandemia.

O Contraturno é coordenado pelo Senac, que foi contratado pela Prefeitura para o desenvolvimento das oficinas no turno oposto. O Senac é o responsável pela contratação dos professores que atuarão junto aos alunos. As aulas são no Colégio Totem, contratado pela Prefeitura para sediar o projeto.

São atendidos alunos do 2º ao 9º anos, não alfabetizados ou com processo de leitura não fluente, selecionados pelas equipes gestoras e professores, por meio de avaliação diagnóstica e testes mensais de leitura. Cada estudante participa duas vezes por semana do projeto – de segunda-feira e quarta-feira ou de terça-feira e quinta-feira – e em uma sexta-feira por mês.

A SMEd disponibiliza transporte e alimentação para os alunos do Contraturno e algumas escolas municipais cedem monitores para acompanhar os alunos.

“É um esforço e uma oportunidade que estamos oferecendo, pois sabemos que a pandemia deixou muitos prejuízos para nossos estudantes” – vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh

Sair da versão mobile