As aulas do Projeto Agroecologia tiveram início oficialmente em Novo Cabrais. A iniciativa, que nasce dentro do Executivo Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas, tem como objetivo proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, conectando o conhecimento teórico com a prática no campo da sustentabilidade.
O projeto propõe a criação de espaços pedagógicos voltados às temáticas de meio ambiente, agroecologia, cultura e identidade, com o intuito de estimular reflexões sobre questões socioambientais próprias do território, na busca por oportunizar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos, estabelecendo uma relação de compromisso com o saber e com sua realidade, fomentando agentes transformadores em busca de uma comunidade justa, saudável e sustentável.
A proposta carrega a perspectiva de fortalecimento da relação interinstitucional entre as escolas públicas municipais e parcerias com universidades, manifestando, assim, o princípio constitucional brasileiro de articulação entre os diferentes níveis educacionais.
A iniciativa mira ainda promover uma nova forma de viver, baseada na sustentabilidade e no uso responsável dos recursos naturais, sem comprometer as gerações futuras. Está alinhada com os compromissos dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Tendo a educação como meio transformador, no qual os alunos são o centro do processo de ensino-aprendizagem, o projeto propõe ações pedagógicas que permitam aos estudantes pensar, aprender, refletir e desenvolver autonomia para a solução de problemas enfrentados diariamente.
“Considerando as questões e interesses dos estudantes, nos propusemos a desenvolver o projeto de forma prazerosa e comprometida com a valorização e a sucessão no meio rural, com ações ecológicas voltadas à sustentabilidade”
professora Nastácia Quoos
“Já estamos buscando parcerias com universidades para ampliar o conhecimento dos nossos estudantes, como já ocorre com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proporcionando visitas técnicas, pesquisas e trocas de experiências com especialistas”
secretária de Educação, Rosa Kohls
Em sua fala, o prefeito Leodegar Rodrigues agradeceu o apoio da Emater e do Instituto São Jorge, que auxiliam com atividades práticas de beneficiamento de medicamentos homeopáticos. Ele reforçou, ao grupo de 36 estudantes, a importância de buscar constante aperfeiçoamento para melhorar, a cada dia, a vivência em suas propriedades.
“Esse projeto já incentivou muitos alunos a ingressarem no curso técnico agrícola da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, em Três Vendas. Isso demonstra que preparar nossa juventude para permanecer no meio rural é algo que dá resultados. Eles serão os nossos futuros administradores e, por isso, o conhecimento e a formação são tão importantes”
prefeito Leodegar Rodrigues