
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, organizou uma programação especial para segunda-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A agenda está sendo promovida pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com o apoio da Escola HCB e Ulbra Cachoeira do Sul, e foi pensada para mobilizar públicos diferenciados: os próprios usuários dos serviços oferecidos pela rede, os servidores do segmento e o público em geral, no sentido de propor à sociedade um olhar mais humanizado sobre os direitos das pessoas em sofrimento mental, em um contexto acolhedor e de liberdade, que rejeita o modelo antigo de isolamento em manicômios.
O cronograma da manhã será voltado aos pacientes cadastrados nos serviços da RAPS, iniciando às 9 horas no prédio do Centro de Atenção Psicossocial II (localizado na Rua Marechal Floriano, nº 207), com a exposição de trabalhos realizados durante as oficinas terapêuticas promovidas pelos Caps AD, Caps Infantojuvenil e Caps II. A programação da manhã será seguida de lanche, apresentação da Banda do Caps AD e roda reflexiva envolvendo os usuários em dinâmicas promovida pelas equipes da SMS e da Escola HCB. Á tarde, entre 13h30 e 17 horas, as atividades seguem na sede da SMS, com cronograma dedicado aos servidores da área sob a temática “Cuidando da Saúde Mental dos Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial – Promover Saúde Mental aos Trabalhadores é Fortalecer o SUS e a Vida!”.
PÚBLICO EM GERAL
A partir das 19 horas, no campus da Ulbra/Cachoeira do Sul acontece a sessão de Cinema com Psicologia, com exibição do filme “Nise: O Coração da Loucura”, seguido da análise e comentários dos técnicos convidados, a coordenadora do Curso de Psicologia da Ulbra, professora Deise Mohr, e de profissionais de saúde como a assistente social Lidia Mara Gonçalves, o psicólogo Maurício Pessoa e a enfermeira Paola Brendler.