Ações de saúde que acontecerão paralelamente nesta sexta-feira (25), na ESF Alto do Amorim e nas localidades de Palmas/Irapuá, marcarão o encerramento da programação alusiva ao Outubro Rosa na rede municipal. Várias foram as atividades desenvolvidas pelas equipes de postos de saúde da sede e do interior do Município durante o outubro, mês conhecido mundialmente pelas ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O foco do trabalho desenvolvido foi no estímulo à prevenção de doenças, com instruções a respeito do autoexame das mamas e a importância do autocuidado, incluindo a rotina de exames preventivos de câncer do colo do útero.
Na unidade do Alto do Amorim as atividades iniciam às 9 horas, quando a equipe vai reunir usuárias do SUS para uma conversa com a médica Betty Medinilla Perez e a enfermeira Carine Teixeira de Andrade sobre câncer de mama, os exames preventivos e a relevância do diagnóstico precoce no tratamento e nas chances de cura da doença. No mesmo horário, nas comunidades de Palmas/Irapuá, a Equipe Volante Rural Sul reúne as pacientes da região para transmitir orientações sobre o autoexame e incentivar a procura periódica pelas mamografias. Nesta quinta-feira (24), o evento temático aconteceu na ESF Promorar, aliando as ações preventivas à pesagem do Bolsa Família e revisão das carteiras de vacinas.
SÁBADO FOI DE MUTIRÃO
O último sábado (19), foi de mutirão pela prevenção na saúde feminina nas unidades do Bairro Barcelos e na EAP Central, localizada na Rua Conde de Porto Alegre, esquina com a Rua XV de Novembro. Em ambos os postos de saúde a rotina foi das 8h às 16h com orientações focadas no autocuidado e prevenção. Além de incentivar o autoexame das mamas, as equipes esclareceram dúvidas a respeito do exame preventivo ao câncer do colo do útero, também chamado de papanicolau, exame indicado para mulheres entre 25 e 64 anos de idade, ou àquelas que possuem vida sexual ativa. Após passar pelos exames de toque das profissionais da saúde, os casos em que foram verificadas alterações nas mamas em pacientes com mais de 40 anos foram encaminhados para mamografias pelo SUS.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA REDE
08/10
Manhã
ESF PIQUIRI – Atividade em grupo com as indígenas para orientações sobre autoexame e solicitação de mamografias.
09/10
Manhã
EAP RURAL SUL – PORTEIRA SETE: Chamado à comunidade para autoexame das mamas e encaminhamento de mamografias.
Tarde
ESF QUINTA DA BOA VISTA – Orientação para o autoexame das mamas e solicitação de mamografias e de exames citopatológicos.
18/10
Manhã
ESF FERREIRA – Realização de orientação autoexame e solicitação de mamografias.
19/10
8h às 16h
ESF BARCELOS – Realização de orientação para o autoexame, solicitação de mamografias e realização de citopatológicos.
8h às 16h
EAP CENTRAL – Realização de orientação para o autoexame, solicitação de mamografias e realização de citopatológicos. Sala de vacinas atendeu no mesmo horário.
24/10
Das 16h às 20h
ESF PROMORAR – Orientações autoexame e prevenção através de mamografias
Pesagem do bolsa e avaliação de carteira vacina.
25/10
Manhã
PALMAS/IRAPUÁ – Orientações autoexame e prevenção e solicitação de mamografias.
EAP ALTO DO AMORIM – Palestra sobre câncer de mama e os exames para diagnóstico da doença.