O Programa Municipal de Incentivo à Produção de Uva disponibilizará 180 mudas de uvas aos seus novos participantes em Novo Cabrais. Aos produtores que já integravam a iniciativa, serão subsidiadas mais 90 mudas para cada.
Os novos participantes recebem orientações detalhadas sobre o plantio e o manejo adequado do pomar de uvas. Uma reunião realizada na última semana na Câmara de Vereadores encaminhou a sequência das atividades envolvendo o programa municipal. No encontro, o prefeito Leodegar Rodrigues destacou a necessidade de impulsionar a produção de uva em Novo Cabrais. Conforme o chefe do Executivo Municipal, atualmente, os moradores do Município têm procurado a região da Serra Gaúcha em busca do produto. “O que abre uma oportunidade para desenvolver um mercado interno sólido”, emendou o prefeito.
A presença de agricultores interessados e o apoio da administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e a colaboração da Emater, garantem que todo o suporte técnico necessário será fornecido para alcançar esse objetivo.
Um outro ponto enfatizado pelo prefeito foi a visão do secretário de Agricultura, Alexandre de Franceschi, que trouxe a ideia de criação do programa para a Administração. Também destacou a importância da parceria e a qualificação dos profissionais da Emater que prestam a assistência técnica aos agricultores.
Além da demanda dos munícipes, o programa busca estabelecer um mercado competitivo e sustentável, além de ser uma forma de diversificação à cultura do tabaco. Com a colaboração entre os agricultores, a administração municipal e a Emater, a expectativa indica que a produção de uva em Novo Cabrais alcance patamares mais elevados, trazendo benefícios econômicos e promovendo o desenvolvimento agrícola da região.