Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Programa Avançar Cidades: duas ruas em conclusão no Primavera

Programa Avançar / Crédito: Ass. Com.

Programa Avançar / Crédito: Ass. Com.

Em execução desde o final de maio, as obras de pavimentação incluídas no Programa Avançar Cidades seguem em dez trechos de oito ruas no Bairro Primavera. Em uma delas, a Rua Fioravante Trevisan, os trabalhos de calçamento estão em fase de conclusão, numa extensão compreendida em 160 metros. Já na Rua José Antônio Mesquita, em um dos trechos entre a Avenida Orlando Cunha Carlos e Rua Antônio Manoel Medeiros, o projeto está finalizado em 80% dos seus mais de 330 metros. De acordo com a secretária municipal do planejamento, Cláudia Scarparo, as obras em seu contexto geral estão dentro do cronograma previsto, apesar do mau tempo verificado nas últimas semanas.

O Avançar Cidades é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos deslocamentos da população nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana. Ficam autorizadas obras de qualificação viária, como implantação, reconstrução ou recuperação de vias, inclusive por recapeamento, do pavimento de vias públicas de bairros ou de suas ligações, assim como sinalização viária e moderação de tráfego. Somente no Bairro Primavera, as obras somarão 2,1 quilômetros de melhorias nas oito ruas (dez trechos) previstas pelo projeto, num total de R$ 3.289.194,12 em investimentos.

Nesta região da cidade, explica o técnico em edificações da secretaria, Marcelo Alves, há duas equipes contratadas atuando neste momento, as quais intercalam as atividades de acordo com a logística e o planejamento estabelecido. Também estão sendo contempladas no bairro as ruas Rua Laurindo Machado, Rua Antônio Manoel Medeiros, Rua Delfino Machado Neto (em dois trechos – entre as Ruas Álvaro Carvalho Lewis e Delfino Machado Neto e entre as Ruas Fioravante Trevisan e Delfino Carvalho Neto), Rua Álvaro Carvalho Lewis, Rua Xafi Abrahão Nazar, Rua Élio Figueiró Fischer e Rua José Antônio Mesquita (segundo trecho entre a Av. Orlando Cunha Carlos e Rua Antônio Manoel Medeiros).

TRABALHO DE BASE

A execução das obras de pavimentação compreende diferentes etapas previstas em projeto e que antecedem o calçamento propriamente dito – a ser viabilizado com blocos intertravados de concreto -, as quais demandam tempo de trabalho a fim de garantir o conforto e segurança aos usuários. São os serviços de terraplanagem, efetivação do sistema de microdrenagem pluvial e caixas coletoras, aplicação e compactação do reforço estrutural da via, todos anteriores à colocação das pedras, que será sucedida de execução dos passeios públicos, sinalização de trânsito e instalação das placas de identificação das ruas.

A previsão do técnico em edificações Marcelo Alves é de que a etapa de pavimentação esteja concluída nos 10 trechos do bairro até o final do ano. “A prioridade definida às empresas contratadas é tirar os moradores do barro e dos pontos de água empossada no período estipulado, mesmo que os acabamentos finais do projeto excedam um pouco este prazo”, explicou. Segundo estimativa da União Cachoeirense de Associações de Bairros (UCAB), o Bairro Primavera concentra em torno de 300 famílias, o que significa que o Programa Avançar Cidades beneficiará diretamente cerca de 2,5 mil moradores da região, além de promover e qualificar a acessibilidade aos veículos que deslocarem pela área.

 

As ruas que serão pavimentadas no Primavera:

(blocos de concreto)

– Rua Laurindo Machado (entre a Av. Orlando da Cunha Carlos e Rua Álvaro Carvalho Lewis);

– Rua Antônio Manoel Medeiros (entre as Ruas José Antônio Mesquita – trechos 1 e 2);

– Rua Fioravante Trevisan (entre as Ruas Álvaro Carvalho Lewis e Delfino Machado Neto);

– Rua Delfino Machado Neto – trecho 1 (entre as Ruas Álvaro Carvalho Lewis e Delfino Machado Neto); trecho 2 (entre as Ruas Fioravante Trevisan e Delfino Carvalho Neto);

– Rua Álvaro Carvalho Lewis (entre as Ruas Fioravante Trevisan e Xafi Abrahão Nazar)

– Rua Xafi Abrahão Nazar (trecho de 235,70 m a partir da Rua Álvaro Carvalho Lewis);

– Rua Élio Figueiró Fischer (entre as Ruas José Antônio Mesquita e Xafi Abrahão Nazar);

– Rua José Antônio Mesquita (dividida em dois trechos entre a Av. Orlando Cunha Carlos e Rua Antônio Manoel Medeiros)

Fonte: Secretaria Municipal de Planejamento

Mais qualidade de vida a custo zero

“Através do Avançar Cidades, o governo José Otávio Germano está melhorando significativamente a qualidade de vida desta comunidade, com custo zero aos moradores”, salienta a secretária municipal do planejamento, Cláudia Scarparo, referindo-se ao fato do projeto ter obtido financiamento do governo federal, sem necessidade de participação financeira dos donos dos imóveis, como ocorre em outras iniciativas municipais. A titular da Seplan faz referência ao programa Pavimentando Sonhos, criado nesta administração, através do qual são realizados projetos de calçamento em ruas que protocolam o pedido ao governo municipal, com participação dos contribuintes nos custos com as pedras e com o calceteiro, enquanto a Prefeitura responde por toda a fase estrutural da obra. “O Pavimentando Sonhos é uma boa alternativa aos locais não alcançados por emendas impositivas ou parlamentares”, esclareceu.

 

FALA, MORADOR:

“Assistindo meu sonho melhorar a vida dos netos”

O pintor aposentado José Eli Krambeck, 84 anos, morador da Rua José Antônio Mesquita nos últimos 57, vê hoje o cenário que era um sonho influenciando para melhor a vida dos quatro filhos e dos quatro netos. “Quando cheguei aqui era só mato, era difícil. Uma mudança dessas na nossa realidade nos enche de esperança por dias melhores, seja para nós que somos testemunhas do antes e depois, mas principalmente pela segurança das crianças daqui”, comemora o idoso, que não se importou com o mau tempo para ilustrar o resultado (mesmo que ainda parcial) das obras.

 

“São 15 anos de promessas políticas”

Após a aposentadoria de suas funções na Prefeitura de Porto Alegre, há 15 anos, Valmir da Silva veio com a família residir na Rua Elio Figueiró Fischer, no Bairro Primavera. “São anos e anos de promessas políticas que ficaram apenas no discurso. A partir deste governo, começo a acreditar que olharam por nós”, analisa. O idoso, com 73 anos, diz estar contando as horas para ver a obra, ainda no início, finalmente pronta.

Valor agregado ao negócio familiar

Deneína Silveira, 32 anos, que há três assumiu o estabelecimento comercial Recanto Doce na Rua Fioravante Trevisan, no Bairro Primavera, vê as mudanças na estrutura urbana da região com empolgação. “O calçamento vai valorizar nosso negócio e as casas de toda a vizinhança”, aplaude a empreendedora. “É um anseio de todos nós vivermos em um ambiente mais bonito e mais seguro”, complementa ela, fazendo alusão ao risco mais iminente de acidentes para crianças e idosos em terrenos acidentados.

“Escapar do barro é nosso sonho”

O vendedor Daison Rodrigues, 44 anos, que trabalha em um bric nas imediações da Rua Fioravante Trevisan, diz que a maior conquista da comunidade será “escapar do barro”. Morador de outra região, ele explica que torce muito pelas melhorias finalizadas, uma vez que passa maior parte do seu tempo no emprego. “Graças a essa obra poderemos manter a loja mais limpa e organizada, além de termos facilitado o acesso aos veículos de nossos fornecedores e dos freteiros contratados pelos clientes”, ilustra o vendedor.

Sair da versão mobile