O Seminário de Gestão e Desenvolvimento foi realizado na Associação dos Contabilistas de Cachoeira do Sul, na tarde desta quinta-feira, reuniu profissionais e estudantes de Contabilidade, representantes de entidades da classe contábil e autoridades.
Depois das manifestações da cerimônia de abertura da delegada representante do Conselho Regional de Contabilidade do RS em Cachoeira do Sul, Iara Farias, do presidente da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cachoeira do Sul, Roberto Drews, e do presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, foi apresentado o painel sobre “Conectados no Desenvolvimento da Sociedade”, com a participação do procurador jurídico do Município, Robson Zann, do presidente do CRCRS e da secretária de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar.
A mediação ficou por conta da delegada representante do CRCRS em Cachoeira do Sul. Nesse painel, Márcio enfatizou a importância do profissional contábil na gestão pública, no desenvolvimento da economia sustentável e no, consequente, avanço da sociedade. Detalhou também a visão e missão do CFC e os segmentos de atuação da Contabilidade, a estrutura do sistema de governança corporativa, Chat GPT. Lembrou ainda do juramento realizado na colação de grau, que deve pautar a vida profissional do contador.
A secretária e o procurador falaram dos desafios enfrentados na gestão pública e da efetiva colaboração dos contadores nos avanços conquistados.
“Governança, Compliance e Gestão Contábil” foi o tema seguinte, abordado pelo integrante da Comissão de Estudos de Governança e Compliance do CRCRS, Rudinei Viganó, que iniciou a palestra definindo governança, os pilares, vantagens; em seguida, conceituou compliance, quando aplicar a governança e a compliance na organização contábil.
O integrante da Comissão de Estudos de Controladoria, Felipe de Barros Dutra, fez a medição.