Problemas envolvendo bueiros já renderam mais de 40 pedidos na Câmara em 2023

Por
Problemas envolvendo bueiros já renderam mais de 40 pedidos na Câmara em 2023
CACHOEIRA DO SUL
24 de julho de 2023 - Problemas com bueiros em Cachoeira do Sul

Um problema constante desafia cachoeirenses e tem reflexos diretos em pedidos na Câmara de Vereadores envolvendo a mesma pauta: bueiros. Desde o começo do ano, 41 pedidos protocolados englobam situações de transtornos enfrentados por moradores com q questão.

O mais recente pedido de providências foi protocolado nesta segunda-feira pelo vereador Antônio Ramos Maciel Júnior (PSDB), que solicitou a limpeza dos bueiros na Rua Fidélis Simões, no Bairro Noêmia.

Em outro pedido de autoria do parlamentar, foi sugerida a adequação de um bueiro – buscando dar maior vazão para a água, localizado na Rua Ricardo Schaurich.

Outro exemplo no recorte de pedidos protocolados em um mês, está na sugestão de instalação de uma tampa de bueiro na Rua Ismael Pereira, esquina com Amália Negri, no Bairro Oliveira, feita pelo vereador Magaiver Dias (PSDB).

O vereador Nilton da Silva Garcia, o Barão Garcia (PSB), é autor de uma indicação que mostra outra preocupação envolvendo a pauta em Cachoeira do Sul, ainda dentro do período: bueiro aberto. No caso apontado pelo parlamentar, invadindo a pista da Rua Aparício Borges, esquina com a Rua Ricardo Schaurich.

Perigos

As principais reclamações de moradores das ruas que apresentam problemas com bueiros em Cachoeira do Sul e mobilizam vereadores para a elaboração dos pedidos envolvem a água empoçada nas vias, representando um risco para a segurança dos pedestres e motoristas, além de causar danos. Outra consequência com bueiros sem a devida manutemção é o possível afundamento na rua, colocando em risco a integridade dos veículos e dos ocupantes. O impacto de passar por esses buracos pode causar danos aos carros e aumentar o risco de acidentes de trânsito.

Além disso, bueiros entupidos podem acumular água parada, criando um ambiente propício para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zika e chikungunya. Isso representa um sério risco para a saúde pública e pode levar a surtos dessas doenças.