A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou oficialmente sobre um problema ocorrido na sala de vacinas da EAP Central. A coordenação do setor de Imunizações de Cachoeira do Sul informou, por meio de ofício, que a câmara fria da sala de vacinas da EAP Central passou por alteração da temperatura no último final de semana. As vacinas precisam se manter entre 2°C e 8°C.
Seguindo o protocolo recomendado, os imunobiológicos estavam em avaliação para averiguar possíveis danos. Trata-se de um procedimento habitual para garantir qualidade e segurança na disponibilidade dos insumos, em casos como o de alteração de temperatura, de acordo com a nota divulgada.
A sala de vacinas ficará fechada até a normalização. Durante o fechamento, os usuários podem procurar as seguintes unidades de saúde: ESF Márcia Pertille, EAP Centro Social Urbano, ESF 7 Ponche Verde ou ESF 9 Quinta.
Foi solicitada ao setor administrativo, a manutenção da climatização da sala de vacinas da EAP Central. Quanto às perdas de vacinas, o valor dos insumos foi de R$ 4.746. Esses imunobiológicos são descartados, pois não podem ser utilizados.
As salas de vacinas são monitoradas constantemente, visto que, conforme dados climáticos, estima-se um aumento de temperatura acima do esperado para o período.