Primeiros socorros entram na pauta do Programa Saúde com Agente

Por
Primeiros socorros entram na pauta do Programa Saúde com Agente
SAÚDE
21 de abril de 2023 - 499da6bca3c6356f5fb4efe809a1bd4d

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias estiveram reunidos, nesta quinta-feira, em mais uma etapa de capacitação ao Programa Nacional Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. Aproximadamente 49 servidores cachoeirenses estão integrando o treinamento, lançado em maio do ano passado, com o propósito de oferecer formação técnica aos agentes em todo o país, em conformidade com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto Noticia Principal Grande

O programa é desenvolvido no formato online e deverá habilitar os inscritos a prestarem procedimentos clínicos (aferição da pressão arterial e da glicose capilar, análise da oximetria, verificação da temperatura corporal, entre outros) durante as visitas domiciliares, atendimentos que até o momento ficam reservados à equipe de enfermagem junto aos postos de saúde.

As aulas ocorrem via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com aplicações práticas nas unidades de lotação dos servidores e supervisão a cargo de profissionais técnicas da SMS. No encontro presencial desta quinta-feira, organizado na sede da secretaria, o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enfermeiro Giovane Freitas, liderou o treinamento dirigido aos primeiros socorros, que tratam de intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após o acidente ou mal súbito, visando evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local da ocorrência.

Os servidores tiveram a oportunidade de praticarem o aprendizado por meio de simulações de urgências em quadros, como por exemplo, de fraturas, desmaios, convulsões, engasgos, queimaduras, intoxicações e picadas de animais peçonhentos.

Foto Noticia Principal Grande

DESCENTRALIZANDO O ATENDIMENTO

Com a qualificação da categoria, os municípios poderão fortalecer a atenção primária, levando mais cuidados preventivos e curativos além dos muros das unidades. Neste acolhimento mais completo dos agentes diretamente nas residências já agendam-se as demandas para a agenda do posto de saúde, fortalecendo o vínculo do morador com sua unidade de referência. “Com estratégias assim contribuímos para a redução das filas em busca de atendimento, além de preservarmos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os casos de maior urgência”, analisa o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.