Primeiro lote da vacina contra a mpox chega ao Estado

Por
Primeiro lote da vacina contra a mpox chega ao Estado
VITTA/VIDA&SAÚDE
15 de março de 2023 - mpox

O primeiro lote de vacinas contra a mpox chegou nesta terça-feira ao Rio Grande do Sul. São 1.388 doses do imunizante para aplicação em duas doses, com intervalos de 30 dias, nos grupos vulneráveis à pré e à pós-exposição ao vírus Monkeypox, causador da doença. Ainda deve ser divulgada a data do início da vacinação.

“Agora, vamos mapear onde as pessoas estão, os serviços especializados nos municípios e organizar a distribuição e a estratégia com cautela para garantir o acesso da população-alvo”, explicou Fernanda Maria da Rocha, da Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). “As vacinas ficam congeladas e com validade até 2025, sem risco de perda”, completou.

Ainda não há definição para a chegada das vacinas destinadas a profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o Orthopoxvírus, causador da mpox, em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

No total, o Ministério da Saúde deve distribuir 46 mil doses através do Programa Nacional de Imunizações, obedecendo a liberação para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).