Na tarde desta sexta-feira (27), o policial rodoviário federal cachoeirense Ernani Dias recebeu do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando, medalha por ato de bravura. Ele e outros policiais da instituição que realizaram atos heróicos durante as enchentes de maio foram homenageados em cerimônia realizada na cidade de Canoas, promovida pela PRF.
No dia 1º de maio, após receber ligação do marido pedindo socorro, uma cachoeirense ligou para as forças da segurança e passou a situação: o homem voltava para casa, em Cachoeira do Sul, quando seu carro foi arrastado pela enchente. A ligação caiu sem que ele conseguisse compartilhar a localização, e o telefone perdeu o sinal.
INTELIGÊNCIA DA PRF FOI ACIONADA PARA LOCALIZAR MOTORISTA
As forças de segurança iniciaram as buscas, com a dificuldade da falta de localização. A inteligência da PRF foi acionada e conseguiu traçar um perímetro com a localização provável. O PRF Ernani Dias, que estava de folga, se juntou às buscas com cinco amigos.
No meio da manhã eles encontraram o homem na ERS-403, junto à ponte sobre o Rio Botucaraí em Cachoeira do Sul. Ele estava ilhado sobre o teto do carro à espera de ajuda.
Munidos de cordas e coletes salva-vidas, o grupo conseguiu retirar o homem com segurança. Ele relatou que vinha de Porto Alegre sentido Cachoeira do Sul e resolveu desviar pela ERS-403 para evitar os bloqueios viários, mas ao passar por um trecho alagado, o nível da água subiu repentinamente, arrastando o carro para fora da pista, onde tombou e ficou preso em uma árvore. O homem não sofreu ferimentos e pode voltar em segurança para casa, junto de sua família.