Uma carreta carregada com eletrônicos foi apreendida na tarde dessa terça-feira (2) na BR-290, em Eldorado do Sul. Durante a ação, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal, o condutor de uma caminhonete que estava fazendo o serviço de batedor também foi interceptado. Três homens foram presos pelos crimes de descaminho e associação criminosa.
Os agentes faziam uma barreira com abordagens próximo à rótula que dá acesso à estrada que vai para Charqueadas quando suspeitaram de uma situação estranha. Os policiais abordaram uma camionete com placas uruguaias e realizaram buscas. Dentro do carro foi encontrado um rádio comunicador. O condutor, que estava atuando como batedor da carga, não conseguiu avisar a tempo os outros criminosos.
Na sequência, os agentes da PRF abordaram uma carreta que trafegava no sentido interior/Capital. Quando deram a ordem de parada, perceberam que os ocupantes arremessaram celulares para fora, no matagal. Na abordagem, os agentes descobriram que a carreta estava carregada com eletrônicos contrabandeados do Uruguai.
A PRF estima que a carga seja avaliada em cerca de R$ 5 milhões. Os três homens que estavam nos dois veículos foram presos e levados para a Polícia Federal. O caminhão, a caminhonete e a carga também foram levados para a Polícia Civil fazer a contagem dos materiais.