Previsão para os próximos dias é de pouca chuva no RS

Por 12 de dezembro de 2021

Mapa da Seapdr indica que chuvas ocorrerão com menor intensidade na Região Central nos próximos dias / Foto: Seapdr/Divulgação

 

Para os próximos sete dias, a previsão ainda é de pouca chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 49/2021, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a Emater/RS-Ascar e o Irga.

Nesta época do ano ocorre no centro do Brasil a formação de um fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Por causa desse fenômeno, grande parte da umidade disponível na atmosfera do Brasil é consumida nesse corredor úmido que provoca chuvas intensas desde a Amazônia até o Sudeste do País.

Também não há previsão de entrada de nenhuma frente fria no Rio Grande do Sul nos próximos dias. As chuvas que poderão ocorrer no Leste e Nordeste do Estado serão efeito da umidade que chegará do oceano Atlântico, trazida por ventos gerados por um ciclone subtropical em alto mar.

Entre a quinta-feira (9) e o domingo (12), a presença de uma massa de ar seco mantém o tempo firme, com sol e nebulosidade variável e temperaturas elevadas durante o dia, com valores acima de 30°C em diversas regiões. No domingo à noite, o ingresso de ar quente favorece a elevação da temperatura, e a combinação de umidade e calor provocará pancadas de chuva e trovoadas isoladas em algumas regiões.

Entre segunda (13) e quarta-feira (15), a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Centro-Norte do Rio Grande do Sul pode provocar temporais com possibilidade de pancadas de chuva, típicas de primavera-verão, principalmente nos setores Leste e Nordeste. Para a região de Cachoeira do Sul, o Instituto Climatempo prevê pouco mais de 20 milímetros durante os três dias.

Na maioria das localidades do Estado, os volumes esperados são inferiores a 20 mm. Os maiores acumulados para a próxima semana deverão ocorrer na região Nordeste.