Previsão de chuvarada deixa Defesa Civil em alerta

Por 12 de setembro de 2021

Em meio a aviso meteorológico de chuva e temporal, Defesa Civil monitora a elevação do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul / Fotos: Defesa Civil/Divulgação

 

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul está em alerta para a possibilidade de mais chuva em volumes elevados entre este domingo (12) e terça-feira (14). O ritmo de elevação das águas do Rio Jacuí diminuiu, mas ainda se encontra em 0,7 centímetro por hora e um total de 22 metros, quatro acima do normal junto ao ponto de medição da Ponte do Fandango, segundo aferição feita na manhã deste domingo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, o órgão mantém as vistorias de monitoramento e acompanhamento com as famílias durante a manhã, tarde e noite para avaliar a situação. Em decorrência do aviso meteorológico com risco de fortes chuvas, com ventos que podem chegar a 90km/h e possibilidade de granizo, todas as equipes da Prefeitura, 3º Batalhão de Engenharia de Combate e Corpo de Bombeiros estão em alerta para o caso do agravamento emergencial da situação.

No sábado à tarde, as equipes fizeram a remoção preventiva de quatro famílias ribeirinhas do Bairro Cristo Rei. Duas foram abrigadas no abrigo temporário no ginásio da Fenarroz e as outras duas alojadas em casa de familiares. “A remoção preventiva é executada antes da água chegar às residências, reduzindo os danos e prejuízos e agilizando o trabalho das equipes, o que demonstra planejamento e capacidade de resposta do município de Cachoeira do Sul”, informou Edson.

No abrigo montado na Fenarroz, que juntamente com o Sindicato Rural abriu suas portas para abrigar as famílias e seus animais em locais próprios, as famílias receberam cuidados da Secretaria de Inclusão Social e a Secretaria de Saúde fez o acolhimento e triagem quanto a sintomas gripais ou suspeita de covid-19.

Os animais foram alojados pela Secretaria de Meio Ambiente nas estruturas do Sindicato Rural, o que permite a proximidade e cuidados de seus responsáveis. O 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e a Polícia Ambiental da BM também estão em alerta para necessidade de apoio.

A Defesa Civil destaca o empenho de todas as instituições envolvidas e a presença do tenente Ivan, representante da Defesa Civil Estadual, que se deslocou a Cachoeira para acompanhar a situação do município e prestar apoio às equipes de trabalho.

 

FIQUE ATENTO

Em caso de emergência entrar em contato com:

Corpo de Bombeiros – 193

Defesa Civil – (51) 9 9773-2913

 

PANORAMA GERAL

Desalojados: 2 famílias

Desabrigados: 2 famílias

Adultos: 16

Crianças: 2

Animais: 7, sendo cinco cães e dois gatos

 

Fonte: Defesa Civil Municipal

No sábado, quatro famílias foram removidas pelas equipes que integram a frente da Defesa Civil