Presídio de Cachoeira do Sul realiza projeto “Viver com Saúde”

Por 14 de maio de 2022

Crédito: Susepe

O Presídio Estadual de Cachoeira do Sul (Pechs), junto do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), firmou uma parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Cachoeira do Sul, para a realização de diversas palestras sobre saúde e autocuidado. O projeto “Viver com Saúde” tem o objetivo de proporcionar a conscientização dos apenados.

O primeiro encontro ocorreu ainda no início de abril, quando a unidade prisional recebeu três acadêmicos do curso de enfermagem da Ulbra para uma palestra sobre “alcoolismo e drogas”. O evento foi ministrado por Alexsandro Silveira, Diego Schultz e Tatiane dos Santos, que foram coordenados pela professora Caroline Pinto Garske. Ao todo, 12 apenados participaram.

Em razão da boa recepção, o projeto se estenderá, passando a ser realizado quinzenalmente, até o final do ano. Serão abordados diversos temas sobre saúde, higiene, alcoolismo e drogas.

As direções do Pechs e do NEEJA destacam a importância das palestras, pois levam aos apenados conhecimentos básicos, em linguagem simples e direta, sobre como cuidar da saúde pessoal e como evitar a transmissão de doenças, além de destacar a importância da higiene do ambiente.