Presidente do Conselho de Defesa da Pessoa Idosa alerta sobre empréstimos a aposentados

Por
Presidente do Conselho de Defesa da Pessoa Idosa alerta sobre empréstimos a aposentados
ENTREVISTA
21 de janeiro de 2025 - Crédito: Reprodução

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Lisandra Correa Ferreira, utilizou o espaço da Tribuna Popular, na sessão da Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (20), abordando Política Municipal da Pessoa Idosa.

Na sua declaração, Lisandra solicitou apoio para a formulação de propostas que visem proteger os idosos de problemas envolvendo empréstimos consignados para aposentados. A pauta esteve em destaque no programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1, desta terça-feira (21):

 

 

De acordo com a entrevistada, os empréstimos consignados, uma modalidade de crédito amplamente oferecida a aposentados e pensionistas, podem parecer uma solução fácil e acessível para quem precisa de dinheiro rápido. No entanto, essa opção pode se transformar em um problema financeiro caso não sejam tomados os devidos cuidados.

O empréstimo consignado é caracterizado pelo desconto direto das parcelas no benefício previdenciário ou no salário do tomador. Essa modalidade costuma oferecer taxas de juros mais baixas em comparação a outros tipos de crédito, devido à garantia de pagamento automático. Contudo, essa facilidade de obtenção é justamente o que pode levar a escolhas precipitadas, segundo Lisandra.

Aposentados são atraídos pela possibilidade de obter crédito rápido sem uma análise detalhada de sua real capacidade de pagamento. Como as parcelas são descontadas diretamente da aposentadoria, conforme acentua a presidente do Conselho Municipal, sobra menos dinheiro para cobrir outras despesas essenciais, como alimentação, saúde e contas domésticas.

 

Convite

Lisandra falou na Tribuna Popular a pedido do vereador Marcelo Figueiró.

 

Ofertas abusivas
Acessibilidade ao crédito faz com que aposentados sejam constantemente abordados por instituições financeiras, muitas vezes de maneira insistente e invasiva. Essas abordagens podem levar a contratações impulsivas ou a renovação de empréstimos desnecessária, conhecida como refinanciamento.

Golpes e fraudes
Aposentados são alvos frequentes de golpes, como a contratação de empréstimos não autorizados ou a falsificação de assinaturas. Dados pessoais podem ser utilizados indevidamente para obter créditos consignados sem o consentimento do beneficiário.

Falta de transparência nos contratos
Lisandra ainda lembrou que informações confusas ou omitidas – como o Custo Efetivo Total (CET) da operação, taxas adicionais e prazos de pagamento – podem levar a problemas para a quitação do empréstimo.

 

Confira o programa completo:

 

Agenda

O Vale Informação vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 9 horas.