A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comai), Lisandra Ferreira, participou da edição desta quinta-feira (19) do programa Conexão 99 – da Rádio Vale FM 99.1, em entrevista para a jornalista e produtora da atração, Dalcira de Oliveira. Em pauta, a projeção de atividades para 2025. Um dos objetivos, segundo Lisandra, é aproximar os idosos da realidade eletrônica. “Da nossa luta que foi para incluir as mídias aos idosos ficou emperrada na Jurídica”, assinalou a presidente do Comai, sobre a a iniciativa de atividades envolvendo informática.
Segundo Lisandra, a Prefeitura aderiu a um programa do Governo Federal, mas que estava inativo. “Os computadores estavam perdidos. A Prefeitura assinou a adesão faz uns 6 ou 7 anos, mas estava parado”, destacou. “Conseguimos um espaço para executar. Os idosos vão aprender a acessar um computador… Como ligar… WhatsApp… E por último, a gente pensou em como auxiliar melhor idoso. A maior violência que o idoso passa é a financeira. A gente fez uma parceria para o idoso treinar em um caixa eletrônico”, elencou.
“A gente sabe que a população de Cachoeira está envelhecendo muito rapidamente. E a política pública voltada ao idoso é uma fragilidade. É uma inexistência”
presidente do Comai, Lisandra Ferreira
Saiba mais
O Comai possui telefone ativo para contatos de pessoas que queiram tirar dúvidas sobre o trabalho do Conselho e para realizar denúncias – (51) 920044264. O Comai também pode ser contatado pelo e-mail comaicachoeiradosul@gmail.com.br.
Para fazer denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas, pode-se ligar para o Disque 100, que é gratuito e está disponível em todo Brasil. Também é possível denunciar através do WhatsApp (61) 9.9656.5008 ou do aplicativo Direitos Humanos Brasil.
Em caso de violência contra idosos, também é possível acionar a Polícia Militar pelo 190.