Prêmio OCorreio Melhores do Ano: confira os indicados

Por 19 de dezembro de 2021

Durante 11 dias, a comunidade cachoeirense foi convidada a indicar nomes para cada uma das categorias do Prêmio OCorreio Melhores do Ano. A votação popular seguiu pelo período através dos canais de comunicação do Portal OC, incluindo WhatsApp, Facebook, Telegram e Twitter.

Com objetivo de reconhecer a atuação e relevância no decorrer de 2021, a iniciativa busca integrar Cachoeira do Sul e Região com os principais acontecimentos e seus protagonistas no ano.

Confira os mais indicados por categoria:

Política – Magaiver Dias

Crédito: OC/Reprodução

Um dos novos nomes da Câmara de Vereadores mostrou na prática as razões para seus eleitores depositarem no seu nome a confiança em um mandato. Nome, aliás, que gera engajamento dentro e fora das redes sociais. Envolto em pautas diversas de interesse público, o parlamentar encarou debates calorosos e assuntos espinhosos durante 2021. A cada discussão que encabeçou, o lado político de Magaiver Dias foi amadurecendo, sustentado pelos mesmos pilares que já tinha apresentado na sua atuação jornalística e como cidadão cachoeirense que sempre optou por agir quando a maioria preferiu a segurança do silêncio.

Responsabilidade Social – Liga Feminina de Combate ao Câncer

May be an image of one or more people and text

Esperar que façam ou fazer? Para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cachoeira do Sul, a primeira alternativa nunca foi cogitada. Fazer, fazer e fazer. Mas o que pode ser mais do que agir? Incentivar a ação. A marca do grupo que tem o respeito e a consideração dos cachoeirenses esteve ainda mais em evidência em um cenário pandêmico. A série de ações no decorrer do período provou ser possível descruzar o braços mesmo em um momento tão delicado. Afinal, é justamente em uma situação assim que as pessoas mais precisam de apoio. Unindo e ampliando forças ao lado de empresas parceiras e a comunidade, a Liga escreveu 2021 com a força da mulher cachoeirense em cada uma das iniciativas que promoveu no decorrer do ano.

Educação – Josie Rosa

O que a mente desenha ao escutarmos a palavra “Educação”? Exato: professores. O Sindicato dos Professores Municipais centralizou angústias, medos, incertezas e a vontade de abraçar cada aluno até a tempestade da pandemia passar. No meio de tantos desafios, a luta permanente em defesa dos direitos da categoria. Para tanto, a organização seria primordial. E uma postura brava ainda mais. Batendo portas que estavam fechadas em um passado não tão distante, a presidente do Siprom, Josie Rosa, mostrou força na luta pela classe. Em uma gestão que mostra humildade em querer sempre aprender desde o início, a líder da entidade em Cachoeira do Sul evidenciou uma característica sua: a capacidade de aglutinar. Afastando seu discurso de argumentações vazias buscou na solidez representar cada professor do Município. E assim abriu – ou procurou abrir – as mesmas portas. Se estavam encostadas apenas, Josie simplesmente empurrava. Se encontrasse batidas, acionava as maçanetas, mostrando força necessária no pulso. Mas ao encontrar as portas fechadas, fez o que uma liderança deve fazer e falava com potência: “abra!”. 

Esporte – Vitor Baisch

No photo description available.

Vitórias. Resultados. De título em título vive uma história de sucesso para um clube esportivo. Mas será apenas isso? Será tão simples e sintético assim. Para aqueles que estão de fora, talvez. Mas para quem vive visceralmente cada capítulo, o resumo dessa forma é quase injusto. Afinal, para uma cidade, ter um time como referência gera inspiração. E inspiração gera histórias cada vez mais fantásticas. E transformadoras. Ou seja, uma comunidade pode ser transformada a partir de um jogo de bola. Que responsabilidade, não? Quem não fugiu do tamanho da missão de inspirar Cachoeira do Sul foi o São José nas quadras. Dentro das competições, independente da categoria e do adversário, a equipe entregou seu coração. Algumas vezes, ganhou. Outras, perdeu. Mas sempre no placar. O futsal gaúcho sabe bem o nome do clube. Por consequência, cita Cachoeira do Sul com o devido respeito. Vai ganhar sempre? Claro que não. Nenhum time vai. Mas nem todos podem dizer que levaram o nome de sua cidade com tanto orgulho também. De onde vem tanta vontade em escrever história? Seu presidente, Vitor Baisch, é um reconhecido entusiasta do esporte. A lista de argumentos vai desde a prática em prol da saúde até o jogo como gancho para a inclusão e direcionamento ao caminho certo especialmente para os mais jovens. Para cada minuto que passa em quadra, Baisch dedicou mais 1 mil nos bastidores do clube. Ao lado de sua direção, teve o ano inspirador aos cachoeirenses. 

Empresarial – José Benemídio Almeida

Qual tamanho de comandar um grupo com mais de 50 anos de história? E quando esse mesmo grupo presta um serviço tão essencial para a comunidade regional? Mas quem conhece mais de perto José Benemídio Almeida sabe que fugir de desafios não faz parte de sua história de vida. Equipamentos novos, equipes treinadas e uma estrutura moderna de administração fazem da Celetro uma referência na distribuição de energia. Seu presidente não abre mão da qualidade. E em 2021 um ano tão desafiador, liderar sua equipe exigiu de seu talento e sua competência. Benemídio mostrou ser ainda mais forte. Conduziu a Celetro com segurança e determinação. Defendendo o sistema de eletrificação rural com conhecimento, o presidente impulsiona o grupo no topo, com projetos inovadores e criativos. Respeitada, a Celetro foi reflexo de Benemídio no decorrer do ano, uma vez que o presidente seguiu sendo um batalhador reconhecido por sua trajetória de luta em prol dos projetos que alavancaram a cooperativa como uma das mais bem organizadas e desenvolvidas do Rio Grande do Sul. E em 2021, mais um capítulo desse livro foi escrito.

Cultura – Cristiano Simões

Cultura é luxo. A primeira vítima em um cenário de aperto deve ser a Cultura. O que importa a Cultura para um povo que passa fome? E dizem que isso é arte. As frases são variadas, mas com um mesmo alvo. E com o mesmo pensamento raso. A Cultura é a identidade de um povo. Sem identidade, um país não avança. No Brasil, incentivar e lutar pela Cultura sempre foi uma missão. E os seus guerreiros também estão em Cachoeira do Sul. Um exemplo foi lembrado pela comunidade cachoeirense de uma maneira especial durante a indicação na categoria do Prêmio OCorreio Melhores do Ano 2021: o diretor da Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen, Cristiano Simões. O espaço completou 75 anos. Simões lidera a equipe que tem a função de seguir com a missão citada ateriormente, em uma atmosfera que busca proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar o conhecimento e preservar a cultura local, sendo espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade. Aliás, seus números impressionam: 1.546 livros emprestados; 26 horas do conto para a comunidade; 380 horas do conto para escolas; 1.930 doações recebidas de livros, revistas, materiais sonoros; 22 visitas guiadas; 57 empréstimos de sacolas “Histórias para contar”; 1.795 beneficiados com as sacolas “Histórias para contar”; e 15.526 usuários nas redes sociais.

Rural – Sargento Lucas Bauer

O coordenador da Patrulha Comunitária do Interior, sargento Lucas Bauer, é o responsável pelo grupo de policiamento militar na área rural de Cachoeira do Sul que motiva respeito, orgulho e sensação de segurança. Integrando o Plano Tático de Segurança Pública do Comando Regional, a equipe encabelada por Bauer atua para combater a criminalidade no campo e ao mesmo tempo aproximar as comunidades interioranas da Polícia e proporcionar um atendimento qualificado para a população rural. Dentre as atividades dos policiais que atuam na PCI, destaque para visitas a escolas, residências e estabelecimentos com o intuito de delinear as propriedades para casos de ocorrências e informações que contribuam para a manutenção do equilíbrio e harmonia social. O trabalho é centrado na prevenção criminal, devendo haver integração e aproximação entre as forças de segurança e a comunidade do campo. A partir de então, as estratégias de atuação do policiamento comunitário são mais eficientes, pois haverá a identificação das demandas na área da Segurança Pública. Durante o ano, a PCI – sob liderança de Bauer – intensificou visitas nas localidades, conhecendo moradores e comerciantes. A mudança de paradigma proporciona que a Polícia não vai apenas reagir, mas agir antecipadamente, com informações qualificadas e cooperando em projetos.

Justiça – Juiz Daniel André Köhler Berthold

Com carreira iniciada na magistratura em Rio Pardo em 22 de dezembro de 1997 o juiz Daniel André Köhler Berthold é uma referência na Justiça de Cachoeira do Sul. Em 2021, assumiu um novo desafio: a 10ª Zona Eleitoral. Köhler é natural de Agudo. Nasceu em 14 de agosto de 1972. Tem formação acadêmica em Direito pela UFSM. Em um ano pandêmico, o magistrado seguiu defendendo a verdade como instrumento justo. Atuando no Juizado Especial da Fazenda Pública a área da Saúde recebeu atenção especial do juiz no decorrer de 2021.

Região – Leodegar Rodrigues

O prefeito de Novo Cabrais, Leodegar Rodrigues, teve destaque especial no ano. Apesar da pandemia de Covid, o gestor mostrou versatilidade ao incentivar o turismo no Município. Sendo uma dos grandes impulsionadores econômicos, o Turismo ainda enfrenta obstáculos quando chega a ser pauta nas prefeituras. Seja por desconhecimento ou falta de vontade, o setor ainda tem um vasto caminho a percorrer. Em Novo Cabrais, vários passos foram dados em 2021 na trilha que transforma incentivo a roteiros turísticos em “novo dinheiro” girando na economia local.

Acontecimento – Primeira aplicação de vacina contra Covid

Foto Noticia Principal Grande

Era 19 de janeiro. Em meio a um momento de muita emoção, o colaborador da higienização da UTI/Covid do HCB, Yuri Feijó Fagundes, foi o primeiro cachoeirense a ser vacinado contra a Covid-19. A enfermeira Mariana Bortolazzo Machado, da Vigilância Epidemiológica, foi a responsável por aplicar a primeira das duas doses necessárias. O ato ocorreu na tarde daquela terça-feira no salão de atos da Escola de Saúde do HCB.

Persona do Ano – José Otávio Germano

Quando seu nome foi anunciado, uma certeza passou a circular entre os cachoeirenses: José Otávio Germano seria o prefeito. Se a “voz do povo é  voz de Deus”, o chefe do Executivo Municipal assumiu com uma guerra pela frente: a pandemia. O caminho entre o cenário de pior cidade gaúcha em números de Covid até exemplo estadual no combate contra a doença foi árduo e desafiador. Não bastava ter um prefeito sentado na sua cadeira com discurso pronto. Seria pouco. Seria hipócrita. E a história cobraria o custo da inércia e covardia. A opção de esconder seu nome das notícias relacionadas com a pandemia nunca foi cogitada, apesar de ser ferramenta bastante utilizada entre gestores políticos. Quando foi preciso discutir, discutiu. Quando foi preciso ouvir, ouviu. Quando foi preciso delegar, delegou. Quando foi preciso decidir, decidiu. Por vezes, medidas antipáticas. Mas que mostraram ser acertadas com os resultados colhidos. Além disso, José Otávio concretizou o que até então era apenas expectativa em torno de seu mandato: utilizou sua experiência orgânica no coração do poder em Brasília pelo bem de Cachoeira do Sul. Faps e até a garantia de uma nova ponte no Rio Jacuí em reunião com o próprio presidente da República foram alguns exemplos motivadores aos cachoeirenses. Um líder que agia. Mais que isso. Sabia o que fazer. Um capitão que conduzia o navio ajustando as velas e não para onde o vento soprava apenas. Aberto ao diálogo, José Otávio provou ser um comandante confiável. Firme quando teve que ser.


Durante a semana, o Prêmio OCorreio Melhores do Ano divulgará os nomes indicados pelos profissionais do Grupo Fandango de Comunicação na categorias Comunicado, Programa, Ação, Reportagem e Reconhecimento. Já o vencedores na indicação popular receberão diplomas certificando a indicação da comunidade nas 11 categorias da premiação abertas para o voto popular.

Durante o programa Fanpage, da Fan FM 96, 5, vencedores do Prêmio OC Melhores do Ano serão entrevistados.