Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Prefeitura tem que criar um fundo para redução da passagem urbana

Jurídica da Prefeitura realiza estudo. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Cachoeira terá que enviar para Câmara de Vereadores nas próximas semanas um projeto de Lei para criar o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU). O novo órgão será responsável pela fiscalização da gestão financeira do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana (FMMU) da cidade, que poderá receber recursos do governo federal, através Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). Neste contexto, está a gratuidade no transporte público urbano para idosos acima de 65 anos e, por consequente, baixar o preço do transporte coletivo para os demais passageiros em Cachoeira do Sul.

Segundo o procurador jurídico da Prefeitura, Robinson Zahn, está em estudo se o COMTURB (Conselho Municipal de Transporte Urbano), que já existe possa ser utilizado, ou o governo terá que elaborar uma lei específica para criar CMMU. “O quanto antes queremos definir esta situação”, disse Zahn.

Em entrevista para Rádio Fandango FM nesta terça-feira (30), o consultor da Transportes Nossa Senhora das Graças (TNSG), Valdir Souza, informou que estava mais do que na hora de existir um subsídio para o transporte coletivo urbano em todo o país.

Segundo Valdir, quanto mais elevada a passagem diminui o número de passageiros e, por consequente, aumenta ainda mais o valor. Reiterou que a passagem de ônibus na cidade, coma alocação de recursos por parte do governo federal poderá ficar entre R$ 4,50 e R$ 4,80.

 

Sair da versão mobile