O primeiro encontro quinzenal proposto pelo prefeito José Otávio Germano entre Executivo Municipal e entidades que atuam com pessoas com deficiência contou com os secretários de Governo, Fernando Cantarelli e o de Inclusão Social, Luis Fernando Godoi e o procurador-geral, Kader Saleh.
No encontro desta quinta-feira, os representantes do Executivo apresentaram a ideia da construção de um Centro Multiprofissional para abrigar os serviços voltados às pessoas com deficiência como o TEAcolhe, TEAtende e sediar as entidades que hoje não tem sede como Associação Cachoeirense dos Deficientes Visuais (ACDV), por exemplo. A ideia foi apresentada por Godoi, que já possui inclusive uma planta baixa do futuro espaço, que pode ser construído na Rua Gabriel Almeida.
A previsão é que o local tenha 18 salas divididas em dois andares (com elevador – garantindo acessibilidade). O projeto é da DM Construções e deve ficar pronto poucos meses após aprovação. O custo da obra é de um investidor particular e a Prefeitura custeará o aluguel. Um ponto que diferencia este imóvel para a locação é a possibilidade do construtor adequar as salas às necessidades dos serviços que utilizarão o prédio. “As entidades e os serviços que podem ir para lá terão que nos dizer agora o que precisam de fato para que possamos adequar o projeto”, destacam os secretários.
No encontro foi abordado ainda a publicação do edital para contratação emergencial de nutricionista e fonoaudiólogo, a emissão do parecer para que as professoras que atuam na Afad possam receber o piso nacional do magistério e a necessidade de chamamento de novos monitores em substituição aos que pediram exoneração recentemente.
Importante
O próximo encontro será no dia 30, às 14 horas, no Gabinete do Prefeito e terá como pauta o fluxo de atendimento do SUS para pessoas com deficiência.
As entidades no encontro
– Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência
– Moab
– Apae
– Associação dos Deficientes Visuais de Cachoeira do Sul (ADVC)
– Afad
– AMA