Em Cachoeira do Sul, a estiagem que castiga as lavouras de soja e milho, também causa transtornos para famílias do meio rural que necessitam abastecimento de água potável. Este atendimento é prestado pela Secretaria da Agricultura através de um caminhão pipa, que diariamente percorre um roteiro para levar água a 42 famílias de 17 localidades do interior.
Do dia 2 deste mês até ontem (terça-feira) foram distribuídos 38.500 litros de água potável, conforme a Secretaria. Este atendimento foi ampliado a partir de novembro, quando começaram a chegar na pasta os pedidos de abastecimento.
Os locais atendidos são de diferentes regiões do município, por isto, existe um cronograma cumprido diariamente. Em alguns casos, a falta de água potável é de longa data, apesar da busca pela construção de poços artesianos. A Secretaria também tem um programa de instalação de cisternas, que ajudam as famílias no abastecimento de água, muitas vezes destinadas somente para os animais.
BALANÇO
A secretaria de Agricultura divulgou um balanço dos atendimentos feitos com o caminhão-cisterna durante o ano de 2019. No total, foram 320 entregas que somadas atingiram 1.469.200 de litros, distribuídos em comunidades do interior, residências rurais e escolas, além de atendimentos diversos, entre eles o abastecimento do balneário público Praia Nova.
AS LOCALIDADES ATENDIDAS
– Lomba Grande
– Capão do Valo
– Vila Vargas
– Cordilheira
– Cerro dos Peixotos
– Piquiri
– Passo D’Areia
– Capané
– Enforcados
– Granjinha
– Mineração
– Santa Bárbara
– Barro Vermelho
– Vila Sulpinos
– Corredor da Costa
– Porteira setembro
– Barragem